Cuiabá terá sua primeira ciclovia

Serão 2 km de extensão e deve ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro. A via será uma homenagem a Enéas Cardoso Filho, ciclista atropelado em 2013

Notícias
 

Fonte: Diário de Cuiabá  |  Autor: Aline Almeida | Diário de Cuiabá  |  Postado em: 05 de dezembro de 2016

Cuiabá: traçado da nova - e primeira - ciclovia

Cuiabá: traçado da nova - e primeira - ciclovia

créditos: Imagem: Google

Nos próximos dias Cuiabá vai ganhar uma nova ciclovia, a primeira da cidade. Serão dois quilômetros de extensão que contemplam a região do CPA. A nova ciclovia deve ser inaugurada no dia 18 e chamará Enéas Cardoso Filho. Enéas foi servidor da Secretaria de Estado de Fazenda e morreu após ser atropelado por um menor, enquanto pedalava na Avenida Miguel Sutil. 

 

Na página de uma rede social, o secretário de Mobilidade Urbana (Semob) Thiago França afirmou que o trabalho da nova ciclovia foi idealizado pela equipe técnica da secretária. A implantação surgiu da necessidade de trabalhadores, estudantes e demais moradores da região que utilizam bicicleta para afazeres. A ciclovia inicia na Rua Djalma Ferreira de Souza e termina próximo ao terminal de ônibus do CPA III. 

 

“Essa será uma ciclovia importante, bidirecional com extensão de dois quilômetros, uma ciclovia 100% sinalizada horizontal e vertical, 100% segregada onde os veículos ficam impedidos de estacionar. A ciclovia integra ao terminal do CPA 3 e tem previsão inaugurar dia 18”, disse Thiago França. 

 

Para o secretário é preciso avançar no campo da ciclovia. A bicicleta, dentro do contexto da mobilidade urbana, segundo ele é uma realidade irreversível. “Mais do que implantar a ciclovia é preciso ter discussão de uma política cicloviária. Uma legislação municipal mais clara e mais robusta em relação às bicicletas. Deixaremos para o próximo ano para o gestor a discussão do Plano de Mobilidade Urbana com previsão na Lei Orçamentária com recursos para serem aplicados neste campo e com capítulo específico para discutir um plano cicloviário de Cuiabá e para que tenhamos ciclovias planejadas no município”, afirmou o secretário. 

 

Ciclofaixas
Na capital, quem anda de bicicleta conta com aproximadamente 22,5 quilômetros de ciclofaixas distribuídos pelas avenidas das Torres, a Tatsumi Koga, no bairro Pedra 90 e a Archimedes Pereira Lima (Moinho). Na Avenida das Torres os cerca de 10 quilômetros existentes alternam-se com a chamada ciclofaixa, que a exemplo do que ocorre nas imediações do Parque Mãe Bonifácia a Arena Pantanal, tem uma proposta diferente da ciclovia. Ela não possui uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos e nem funciona todos os dias. A ciclofaixa funciona em determinados horários, é removível e é mais para lazer. A ciclofaixa da Avenida Miguel Sutil (inaugurada em 8 de abril passado), tem um caráter de lazer, pois só funciona aos domingos. Além desta ciclovia da Morada da Serra, existem outros projetos que serão implantados, como no Porto Cuiabá, que também terá uma ciclovia, assim como no Parque Tia Nair. 

 

Atropelamento
Enéas Cardoso Filho, 52 anos morreu no dia 26 de novembro de 2013, quando foi atropelado na Miguel Sutil perto do viaduto da Rodoviária. Enéas pedalava pela avenida quando um menor de idade (na época com 14 anos), neto de um médico, que conduzia um carro em alta velocidade atropelou o servidor. Outro pedestre que caminhava pela avenida logo atrás do ciclista, o procurador do estado, Anderson Rafael Ferreira, também foi atingido. Ele teve traumatismo craniano. A terceira vítima o operário Wanderlei Gomes Sopro também foi atingido. 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário