Barcelona vai ampliar "supermanzanas"

Áreas têm restrições à circulação de caros, velocidade máxima de 10 km/h e prioridade a pedestres e ciclistas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / El Periódico  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 11 de janeiro de 2017

Superilha: Barcelona acelera contra o uso dos carr

Superilha: Experiência de Poblenou segue para toda Barcelona

créditos: Sandra Lázaro / El Diário

Após o sucesso da primeira experiência de restrição à circulação de carros no bairro de Poblenou, a prefeitura de Barcelona planeja a extensão do programa para mais seis regiões da cidade até 2018. O município pretende investir cerca de 12 mihões de euros na implantação do novo conceito urbano e espera com isso reduzir fortemente a poluição acústica e atmosférica na metrópole espanhola.

 

Chamadas "superilhas" ou "supermanzanas" - referência às manzanas projetadas por Ildefons Cerdà no século 19 e que criaram a Barcelona moderna  - cada uma das áreas de restrição envolve de quatro a nove quadras, nas quais apenas um terço do espaço viário se destina ao tráfego motorizado, com prioridade para a mobilidade ativa, a pé ou de bicicleta. Nessas áreas a velocidade máxima é de 10 km/h e os espaços destinados aos pedestres crescem para até 75%. O nível de ruído deve baixar dos atuais 66 dB para 61 dB e a emissão de gases e material particulado deve cair cerca de 40%, segundo a proposta da prefeitura. 

 

Esquema da "supermanzana": circulação dificultada para carros como forma de acalmar o espaço urbano

 

Polêmica
Como ocorre em qualquer cidade, a mudança em Poblenou gerou uma enxurrada de reclamações de moradores e comeciantes da área, protestos que foram capitalizados pelos partidos de oposição em propostas para mudanças na proposta original. Os problemas foram admitidos pela secretária de Urbanismo e Mobilidade, Janet Sanz, que anunciou uma série de audiências públicas sobre o tema, na segunda quinzena de janeiro. Sanz afirma que depois da experiência em Poblenou os técnicos da prefeitura compreenderam que vai ser necessário abrir as propostas para uma discussão muito mais ampla, em cada bairro, de forma que a decisão dos usos dos espaços públicos seja compreendida plenamente pelos moradores.

 

As audiências serão agora realizadas em Sant Antoni, izquierda del Eixample, Camp d’en Grassot, Horta, Les Corts y Sant Martí, novos bairros que receberão as supermanzanas. Janet Sanz declarou à imprensa que além dessas áreas existem demandas para os bairros Horta-Guinardó, Gràcia, Sants-Montjuïc, Nou Barris y Sant Andreu, mas não adiantou quais serão implantadas. Mas sabe-se que a atual prefeita, Ada Colau, persegue o objetivo de estender o conceito das "supermanzanas" a toda a área desenhada por Cerdà.

 

Leia também:
Barcelona afasta carros, para ser uma cidade para pedestres
Barcelona tem o melhor sistema de bicicletas urbanas do mundo
Fortaleza e Barcelona fecham parceria para ações de mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário