Famosas bicicletas do exército suíço fazem 125 anos

Tropa ciclista usada por mais de século nas guerras foi desativada, mas a bicicleta preta com o emblema da cruz helvética ainda resiste nos quartéis, para exercícios

Notícias
 

Fonte: Swissinfo  |  Autor: Swissinfo  |  Postado em: 05 de abril de 2017

Bicicletas do exército suíço resistem ao tempo

Bicicletas do exército suíço resistem ao tempo

créditos: Swissinfo/ Keystone

  

As famosas bicicletas pretas do exército suíço comemoram 125 anos. As tropas ciclistas foram criadas em 5 de abril de 1892 e, apesar dos avanços tecnológicos, o corpo militar durou até 2003. 

 

Usadas no início principalmente para missões de correio, as bicicletas com o emblema da cruz helvética foram integradas às tropas de combate durante a Primeira Guerra Mundial. A sua velocidade e capacidade de manobra permitiam assegurar missões de exploração ou ocupação de postos de vanguarda.

 

Na placa, a marca registrada da bicicleta: o símbolo da cruz helvética. Foto: Reprodução

 

Sem marcha

O modelo de 1904, sem nenhuma marcha, foi usado pelo exército por quase um século. Foi só em 1995 que as tropas ciclistas receberam o "Modelo 93", com sete marchas e freios hidráulicos. 

 

Em 2001, a bicicleta militar teve o mesmo destino que a cavalaria em 1972 e os pombos militares em 1996. O que não significou o fim das bicicletas no exército, onde continuam sendo usadas para exercícios de resistência e deslocamentos nos quartéis.

 

Leia também:

Ônibus sem motorista começarão a transportar passageiros na Suíça 

De trem pela Suíça: contado no relógio 

Um drive-in para ciclistas 

VLT de Genebra, Suíça 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário