Uma ciclovia futurista, abastecida por painéis solares

Projeto Solar Veloroute cria conceito para uso de energia solar na geração de eletricidade que permite abastecer estações de recarga e iluminar a via por toda a noite

Notícias
 

Fonte: InovaSocial  |  Autor: Mobilize/ InovaSocial  |  Postado em: 17 de maio de 2021

Via fotovoltaica multifuncional para ciclistas e p

Via fotovoltaica multifuncional para ciclistas e pedestres

créditos: Divulgação

Solar Veloroute é uma via fotovoltaica multifuncional para ciclistas e pedestres, originalmente concebida pelo arquiteto polonês Peter Kuczia para distritos da Suíça e Dubai, mas que segundo ele pode ser adaptada a ciclovias comuns de qualquer parte.

 

Kuczia explica que o sistema fotovoltaico da ciclovia utiliza energia solar para gerar eletricidade, que pode ser usada para estações de recarga e iluminação no local; já a energia excedente coletada pode ser distribuída para serviços adicionais. 

 

Trata-se de uma estrutura atraente, também para instigar a curiosidade das pessoas a respeito da sustentabilidade. Segundo o projeto, apenas um quilômetro da Solar Veloroute poderia fornecer cerca de 2.000 MWh de eletricidade, o suficiente para abastecer 750 residências ou fornecer eletricidade para mais de 1.000 carros elétricos dirigindo 11.000 km por ano.

 

Sistema modular em forma de arco semifechado, construído por painéis solares de vidro anti-reflexo. Imagem: Divulgação

 

Proteção contra chuva e sol

Concebido como um sistema modular, o projeto assume a forma de um arco semifechado, construído com painéis solares de vidro anti-reflexo, fixados em terças de aço arredondadas. O dossel protege ciclistas e pedestres do sol e de outras condições climáticas adversas. Dentro da Solar Veloroute, os passageiros encontrarão estações de recarga para bicicletas ou smartphones e, ao anoitecer, desfrutar de uma via protegida iluminada.

 

A estrutura pode ser adaptada a qualquer ciclovia comum, seguindo todas as curvas do percurso. Já o número de fileiras de painéis, a distância entre os módulos e sua inclinação podem ser alterados com flexibilidade para responder às condições locais.

 

Leia também:
Bicicletas, a melhor opção para o "delivery express"
Suécia digitaliza dados de transporte e conclui: bicicleta é a solução
"Ciclovias corona" da Europa poupam US$ 3 bi por ano em saúde
Nova York vai tirar pistas de carros para criar ciclovias em pontes
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário