Holanda inaugura primeira ciclovia feita de plástico reciclado

Projeto piloto na cidade de Zwolle tem 30 metros de extensão e utiliza uma quantidade de plástico reciclado equivalente a 218 mil copos descartáveis

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Plastic Road  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de setembro de 2018

Inauguração há quinze dias da ciclovia de plástico

Inauguração há quinze dias da ciclovia de plástico em Zwolle

créditos: Divulgação/ PlasticRoad

A cidade de Zwolle, na Holanda, acaba de inaugurar uma ciclovia inovadora, inteiramente feita a partir de resíduos plásticos reciclados. Solução para o problema da destinação do lixo plástico, a  PlasticRoad, como é chamada, apresenta sistemas de drenagem da água de chuva e tem o piso perfeitamente liso e regular, o que agradou em cheio os ciclistas.   

Nascida da colaboração entre três empresas, KWS, Wavin e Total, a nova pista para bicicletas tem 30 metros de extensão e utiliza uma quantidade de plástico reciclado equivalente a 218 mil copos descartáveis, ou 500 mil tampas de plástico.

A ciclovia foi inaugurada no último dia 11 de setembro e construída em poucos dias. Seus inventores, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, explicam: "Este primeiro piloto é um grande passo rumo ao futuro, e aponta para um caminho sustentável já que se utiliza das sobras de plástico reciclado."

Desenho de projeto mostra a ciclovia com infraestrutura embutida. Plastic Road/Projeção artística 

Vantagens
Além de reutilizar um material que, se descartado na natureza, é prejudicial ao meio ambiente, o projeto elimina problemas na pista, como buracos e desníveis que podem tirar a segurança de quem pedala. Projetada para durar três vezes mais do que uma ciclovia tradicional, a PlasticRoad é equipada com diversos sensores que monitoram o desempenho da pista - temperatura ambiente, número de bicicletas em circulação e qualidade do piso. Graças à sua estrutura permeável, a água da chuva pode ser drenada rapidamente pela pista, sem formar poças perigosas.

Outras aplicações
A partir da experiência desta ciclovia em Zwolle, a expectativa é que em novembro uma segunda ciclovia de plástico seja implantada na cidade holandesa de Overijssel. Além dos planos de outras novas ciclovias como esta, os holandeses planejam aplicar o mesmo modelo para estacionamentos, plataformas ferroviárias e calçadas.

Leia também:
Roterdã planeja pavimentar suas ruas com plástico recolhido dos oceanos
Na Holanda, uma passarela que se move conforme a maré
Maastricht, na Holanda, ganha novo bicicletário subterrâneo
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht
Semáforos inteligentes para ciclistas fazem sucesso em Roterdã


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário