Semáforos inteligentes para ciclistas fazem sucesso em Roterdã

Cidade holandesa instala sensores em ciclovias que medem temperatura, detectam chuva, antecipam sinal de luz verde e reduzem a espera dos ciclistas

Notícias
 

Fonte: El País  |  Autor: Isabel Ferrer  |  Postado em: 24 de março de 2017

Semáforos antecipam luz verde para bicicletas na H

Semáforos antecipam luz verde para bicicletas na Holanda

créditos: Reprodução

 

Para que serve um semáforo de ciclovia com sensores de temperatura infravermelhos? Em Roterdã, para descongestioná-la e favorecer o tráfego não poluente. A prefeitura desta cidade holandesa fez um teste com esses dispositivos — chamados de thermican —, que detectam o grau de calor derivado do número de bicicletas que se aproximam.

 

Quando há muitas, reduz o tempo de espera e o semáforo fica verde antes do programado: cerca de 67 segundos em média, em vez de dois minutos, às vezes três, marcados em áreas de muito tráfego. A mudança ocorre sem colocar ninguém em perigo, porque os semáforos para os motoristas estão programados para se adaptar automaticamente. O sucesso do teste, que começou em setembro do ano passado e está sendo avaliado agora na cidade portuária, levou a prefeitura a instalar esses postes inteligentes nos cruzamentos mais movimentados.

 

Luz verde para a bicicleta

Há uma década, a prefeitura estimou que cerca de 40.000 pessoas usavam bicicleta diariamente em Roterdã. Agora, já são mais de 70.000, em uma cidade de 600.000 habitantes. Para poder se tornar a Cidade da Bicicleta em 2018, data prevista pelo município, é preciso incentivar e facilitar sua utilização.

 

Como a alta concentração de grandes escritórios e escolas no centro da cidade leva a congestionamentos na hora do rush, se os ciclistas tiverem certa prioridade é mais fácil aliviar o tráfego. Por isso, o primeiro local escolhido para testar a eficácia do novo semáforo foi Churchillplein, uma praça do centro que homenageia o ex-primeiro-ministro britânico. Lotada na hora do rush devido ao elevado número de escritórios e escolas, quando a ciclovia com o novo semáforo tem mais de dez ciclistas esperando, fica verde: podem passar. Se há fila, permanece aberto por um tempo mais longo para dar tempo para a maioria.

 

Como resultado, durante o dia normalmente a espera é de cerca de 67 segundos para retomar a marcha; à noite, o tempo é ainda menor. Os motoristas, que têm maior margem para cruzar em circunstâncias normais, esperam apenas “dois ou três segundos mais “, de acordo com a prefeitura.

 

O sucesso superou as previsões, e já estão sendo identificados outros pontos importantes na cidade para a instalação do semáforo.

 

“Não sabemos quantos. Primeiro é preciso calcular quais são os cruzamentos mais problemáticos,” acrescentam os porta-vozes municipais. Mas os semáforos, projetados pelo engenheiro britânico John Peake Knight para a rede ferroviária nacional, e instalados pela primeira vez nas ruas de Londres em 1868, têm muitas utilidades. A própria Roterdã testou outros sensores durante dois anos para detectar chuva, neve e granizo, e reduzir a umidade para os ciclistas.

 

“Queremos mais bicicletas”

A cidade de Groningen, no norte do país, também testou o semáforo. Assim como os de temperatura, ficam verdes antes e já estão instalados em duas ruas da cidade portuária. Neste caso, não se trata de aliviar o tráfego, e sim favorecer o uso de bicicletas apesar do mau tempo. Por isso, não estão em áreas de grande congestionamento. “Queremos mais bicicletas”, já se tornou o lema vital de Pex Langenderg, vereador para mobilidade e chefe da operação “chuva e temperatura” ciclista.

 

Leia também:

Leds nas calçadas para alertar os distraídos com o celular 

Holanda inaugura faixa de pedestres luminosa 

Holandeses saem do carro de um jeito que preserva a vida do ciclista 

A estratégia de Amsterdã para se adequar ao aumento das bicicletas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário