Prefeitura do Rio autoriza táxis em pista de BRT

Medida vigora a partir de segunda-feira (12), mas consórcio critica prefeitura e considera a liberação um "ato irresponsável"

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Luiz Ernesto Magalhães / O Globo  |  Postado em: 10 de junho de 2017

Ônibus do BRT circula  na região da Barra

Ônibus do BRT circula na região da Barra

créditos: O Globo


O Consórcio Operacional BRT divulgou na tarde desta sexta-feira uma nota com críticas severas contra uma portaria da Secretaria Municipal de Transportes, publicada no Diário Oficial, que libera a circulação de táxis no corredor Transcarioca nas imediações do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) nos dias úteis e aos sábados, das 7h às 20h. A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira. O consórcio classificou o ato como “equivocado e irresponsável".


Leia a íntegra do comunicado:

“Num ato equivocado e irresponsável, a Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou, em resolução publicada hoje, no Diário Oficial, a circulação de táxis em trechos do corredor Transcarioca, nos dias úteis e no sábado, de 7h às 20h. Com isso, a partir de segunda-feira, pistas da via, onde, até então, circulavam apenas articulados, agora serão usadas também por taxistas, colocando em risco os motoristas e os passageiros dos ônibus e dos carros.

A resolução autoriza a circulação de táxi no viaduto de acesso ao Transcarioca, rotatória da avenida dos Campeões, Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto, avenida Brigadeiro Trompowsky, ponte estaiada do Galeão, avenida Vinte de Janeiro (faixa à esquerda destinada ao transporte coletivo).

O Consórcio Operacional vai encaminhar ofício para a Secretaria Municipal de Transporte alertando sobre possíveis consequência dessa decisão. Em agosto de 2015, houve grave acidente envolvendo um articulado do BRT Rio e um táxi, na Avenida Brigadeiro Trompowsky, na Ilha do Governador, justamente uma das vias autorizadas pela Prefeitura para a circulação de taxistas. Com a batida, os dois veículos ficaram totalmente queimados (foto/anexa). Os motoristas conseguiram sair dos carros antes do fogo começar. O táxi e o ônibus estavam sem passageiros.

A diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier, lembrou que, recentemente, bombeiros vieram ao Centro de Controle Operacional (CCO) buscar capacitação para circular na calha do BRT Rio. “Trafegar num corredor com veículos de grande porte exige um treinamento prévio. É inacreditável o que estão fazendo. Quem garante que não terá taxista parando na pista do Transcarioca para pegar passageiro?"


Leia também:
SP: Secretário diz que táxi atrapalha corredor de ônibus
Ônibus são até 25% mais rápidos em corredores sem táxi, diz estudo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário