Estação BRT Benfica, no Recife, começa a funcionar

Obra da Copa de 2014, a estação aberta ontem é aprovada pelos passageiros. A única ressalva foi o novo tipo de catraca, criticada pela maioria por ser "muito apertada"

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Fonte: Folha PE  |  Autor: Folha PE  |  Postado em: 01 de agosto de 2017

Estação Benfica do BRT é inaugurada no Recife

Estação Benfica do BRT é inaugurada no Recife

créditos: Secid-PE

No seu primeiro dia útil de funcionamento, a Estação BRT Benfica, no bairro da Madalena, zona oeste do Recife, apresentou aos usuários uma nova opção de parada no Corredor Leste-Oeste e mudanças no processo de embarque e desembarque dos ônibus.

A estação atende a cinco linhas de ônibus: 2437-TI Caxangá (Conde da Boa Vista); 2441-EBRT BR-101 (Conde da Boa Vista); 2443-EBRT BR-101/Derby; 2450-TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480-TI Camaragibe/Derby.

O padrão segue o BRT Via Livre, que tem sistema de som, ar-condicionado e portas automáticas. Outro aspecto importante é a localização: a nova estação fica entre a última parada da avenida Caxangá (Estação Abolição) e a situada na Praça do Derby. Quando a Estação Benfica não estava pronta, o BRT só atendia a essas duas paradas, que ficam a 1,4 km de distância, sem parar no bairro da Madalena. “Eu vinha fazer exames aqui perto e tinha que descer na outra parada e caminhar tudo isso. Agora está bom”, conta Maria Valdeny, artesã de 56 anos. 

A novidade da estação são as novas catracas, do tipo borboleta (semelhante às dos ônibus), mais altas e estreitas que o normal: cerca de 1,5 metro de altura e meio metro de largura. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, elas são as únicas do tipo nas linhas de BRT e estão sendo testadas. 

Muitos dos que passavam pelas roletas para subir ou descer, principalmente carregando bolsas e sacolas, encontraram dificuldade. Flávio Costa, aposentado de 66 anos, ficou preso com sua mochila e um guarda-chuva ao tentar passar. “Já pensou um cara mais obeso para passar aí?”, indagou. 

Corredor Leste-Oeste

Essa é a 16ª estação a entrar em funcionamento no Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe a Recife, fora as cinco que funcionam incompletas, em caráter provisório, na avenida Conde da Boa Vista. O projeto inicial, que deveria ter sido concluído em 2014, prometia 25 estações apenas nesse corredor, que atende a uma demanda, segundo o Grande Recife Consórcio, de 50 mil pessoas. 

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