Zona oeste do Recife ganhará mais 3,6 km de Faixa Azul

Novo corredor pela Segunda Perimetral servirá a 16 linhas de ônibus que transportam mais de 62 mil passageiros/dia. É a sétima faixa a ser implantada pela prefeitura

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 14 de setembro de 2017

Com a nova rota, Recife terá 58 km de Faixas Azuis

Com a nova rota, Recife terá 58 km de Faixas Azuis

créditos: Carlos Augusto/Prefeitura do Recife

Entre o fim de novembro e o início de dezembro a prefeitura do Recife irá implantar mais um corredor de Faixa Azul, solução que tem proporcionado ganhos de até 100% na velocidade dos ônibus. A nova rota ficará na Segunda Perimetral, na Zona Oeste, e terá 3,6 km, informa hoje (14) no portal JC a coluna De Olho no Trânsito. 

Será o sétimo trecho implantado pelo município desde 2011 e após um intervalo de um ano e meio sem expandir o projeto Faixa Azul. A nova rota cortará os bairros de Afogados, Ilha do Retiro e Madalena, chegando a Torre. Será implantada na Estrada dos Remédios, na Avenida Visconde de Albuquerque e seguirá pela Rua José Bonifácio. 

Segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), a faixa exclusiva beneficiará diretamente 16 linhas de ônibus, operadas por 138 coletivos que transportam 62.378 passageiros por dia. 

A presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, explica que a nova Faixa Azul também comporá um binário com outra rota de faixas exclusivas, implantada na Rua Cosme Viana, em Afogados: "Ela terá início após a bifurcação da Estrada dos Remédios com a Rua Nicolau Pereira e seguirá por vias largas. O trecho mais difícil fica entre o Sebrae, na Ilha do Retiro, e a Rua Benfica, que tem um volume maior de veículos circulando. Para otimizar a circulação, estaremos realizando a reprogramação semafórica ao longo das vias que compõem a nova rota”. 

Por estar implantada em vias que compõem a Segunda Perimetral do Recife, a expectativa é de que os ganhos na velocidade comercial dos ônibus e, consequentemente, na redução do tempo das viagens para os passageiros serão grandes. Além disso, algumas linhas que serão beneficiadas pela nova rota interligam terminais integrados, como é o caso da TI Aeroporto/TI Afogados, TI Xambá/TI Largo da Paz e PE-15/Afogados. Também há linhas extensas, como a Rio Doce/CDU, que fazem longas viagens.

Bons resultados
As seis Faixas Azuis existentes no Recife confirmam em números a expectativa de bons resultados com a nova rota da Zona Oeste. Há corredores, como o da Avenida Domingos Ferreira, em que o ganho foi superior a 100%, mesmo sem o uso de fiscalização eletrônica. Nos outros cinco, os resultados também são bons, com ganhos de velocidade de no mínimo 30%.

O baixo valor de implantação das Faixas Azuis também é estimulante. Números da CTTU e da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) revelam que custa muito pouco fazer um corredor: o quilômetro sem equipamento de fiscalização – como acontece em cinco dos seis corredores – custa R$ 20 mil. É só tinta e vontade de dar espaço ao ônibus no sistema viário. Com os radares, o custo sobe para R$ 40 mil.

Com a nova rota da Zona Oeste, o Recife passará a ter 58 km de Faixas Azuis. Antes de 2011 tinha apenas 20 km. Nesta quarta-feira (13), a CTTU também garantiu que os outros corredores passarão por manutenção nos próximos dias, após o fim das chuvas. A nova Faixa Azul, entretanto, também não terá fiscalização eletrônica.

Leia também:
Estação BRT Benfica, no Recife, começa a funcionar
Projeto leva bicicletas compartilhadas à comunidade no Recife
Após 20 anos, Recife realiza nova pesquisa de origem-destino
Uma visão do caminhar, a partir de Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário