Motoristas de ônibus de Salvador treinam para conviver melhor com ciclistas

Da bicicleta, condutores ganham uma nova visão do trânsito, pela ótica de quem pedala. Projeto realizado ontem (28) já treinou cerca de 2,3 mil profissionais na capital

Notícias
 

Fonte: Correio 24 horas  |  Autor: Correio 24 horas  |  Postado em: 29 de setembro de 2017

Motoristas de Salvador tiveram dia de ciclista ont

Motoristas de Salvador tiveram dia de ciclista ontem

créditos: Evandro Veiga/Correio 24h

Quando o motorista André Souza chegou à garagem da empresa OT Trans Integra, no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (28), ele encontrou um desafio novo: trocar o ônibus por uma bicicleta do Movimento Salvador Vai de Bike. "Foi um susto ser ciclista por um dia. Quando estamos embaixo, temos uma visão diferente", obervou o condutor. 

André é um dos 2,3 mil motoristas treinados pelo projeto “Vou de Boa - Respeite o Ciclista”. A ação busca conscientizar os profissionais sobre a importância da bicicleta como meio de transporte na cidade. Como explica o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, "nada melhor do que se colocar no lugar do outro. A gente vai para dentro das garagens e convida os motoristas. Fazemos workshops com conteúdos sobre conscientização e aplicamos o simulado na rua. É um trabalho para mudar o comportamento dos condutores de ônibus e melhorar a segurança de quem anda de bicicleta", ensina.

Na prática
Na simulação prática, os condutores passam a ser ciclistas, sentindo de perto como funciona o compartilhamento entre veículos automotivos e bicicletas nas vias públicas. Segundo os organizadores da ação, a ideia é fazer crescer o respeito e o cuidado com os diferentes veículos no trânsito. 

O projeto é realizado desde 2013 e só este mês de setembro já passou pelas garagens das empresas Plataforma Integra e CSN - Salvador Norte. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Leia também:
Em Salvador, 35% das viagens são feitas a pé e de bicicleta
Bicicleta avança em Salvador como meio de transporte
Motoristas de ônibus são treinados para conviver com ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário