Crise econômica faz brasileiro andar mais a pé, diz pesquisa

Estudo da Sodexo mostra que principal alternativa de locomoção das pessoas nas cidades para economizar é andar mais a pé (24,4%) e usar mais o transporte público (21,5%)

Notícias
 

Fonte: Economia SC  |  Autor: Economia SC  |  Postado em: 03 de outubro de 2017

Sem dinheiro, brasileiros optam por andar mais a p

Sem dinheiro, brasileiros optam por andar mais a pé

créditos: Reprodução

Levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em agosto de 2017, com 1.202 pessoas em todo o Brasil, revelou que 69% dos entrevistados mudaram seus hábitos de transporte após a crise.

A principal alternativa apontada para se deslocar pela cidade e cortar gastos é andar mais a pé (24,4%), seguido por utilizar o transporte público (21,5%); se locomover menos (19,4%); andar de bicicleta (17,1%); usar mais táxi, Uber ou outro serviço semelhante (9,9%) e pegar mais carona (7,7%).

Nos últimos seis meses, 73,5% dos entrevistados também sentiram um aumento nos gastos com transporte (combustível; passagens de ônibus; metrô, trem e ônibus; ou táxi). Durante o período, o gasto com combustível foi o que mais aumentou para 65,7% dos entrevistados, seguido por transporte público (31%) e táxi (3,3%).

E se a crise continua...
Ainda segundo o levantamento, caso a crise continue impactando nos hábitos de transporte do brasileiro, os entrevistados declararam que as duas principais alternativas para se locomover na cidade serão: andar mais a pé (48,4%) e utilizar mais transporte público (47,1%).

Além disso, alguns também pretendem utilizar mais a bicicleta (38,5%), planejar melhor a rota do trabalho para economizar no combustível (36,1%), aderir à carona solidária (25,2%) ou andar de táxi (4,5%).

“Apesar da baixa recente da inflação, a renda das famílias diminuiu com a crise e o desemprego, e a necessidade de economizar acabou impactando aspectos básicos como transporte e saúde. 

A opção do brasileiro por andar a pé tem um aspecto benéfico: quando a crise passar, talvez estejamos mais acostumados com essa prática tão saudável. "A crise pode ter mostrado para muita gente que andar mais a pé é possível. Além de ser a forma mais econômica de se deslocar, caminhar é a primeira alternativa para quem manteve a rotina de exercício físicos durante a crise, mas teve que equilibrar as despesas”, comenta Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Sodexo.

Leia também:
A difícil locomoção na região do Hospital das Clínicas, em S. Paulo
Ônibus perde três milhões de passageiros por dia, informa NTU
O desafio de andar pelas calçadas de Salvador
Pesquisa Origem e Destino do Metrô de SP chega à 6ª edição



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário