No aniversário de SP, pedestres serão convidados a vivenciar a acessibilidade no complexo HC

Pessoas sem deficiência poderão participar de atividades como percorrer o entorno do Hospital das Clínicas em cadeira de rodas. Maratona Diária pela Vida acontece dia 25

Notícias
 

Fonte: Imprensa - SEDPcD  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de janeiro de 2018

Cena do filme (Dis)Mobilidade Urbana, realizado po

Cena do filme (Dis)Mobilidade Urbana, realizado por IEA/USP

créditos: Reprodução

No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) promoverão a “Maratona Diária pela Vida”. Também organizam o evento o Instituto Cidade em Movimento (IVM), o Caronetas e URb-i: Urban Ideas. 

A iniciativa acontecerá das 11h às 17h desta quinta-feira no complexo do Hospital das Clínicas, localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 255, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade no local. 

O ponto escolhido pelos organizadores dá acesso a oito institutos do complexo HC e a circulação de pedestres e ambulâncias por ali ultrapassa um milhão e meio de pessoas por ano. Desse total, boa parte do movimento é de pessoas com mobilidade reduzida. 

Programação
Entre 11h e 15h, a atividade Vida sobre Rodas convidará os pedestres a saírem com cadeira de rodas da estação Clínicas do metrô e percorrerem pelo complexo HC. Entre 11h e 12h, haverá a apresentação da banda musical composta por pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro; das 12h às 15h, serão ministradas aulas de ginástica postural e haverá circuito de atividades físicas com fisioterapeutas e profissionais do condicionamento físico da Rede e às 15h haverá um desfile do bloco de carnaval. 

Ao longo do evento, serão ministradas palestras, oficina de pintura com a boca e os pés, além de estarem disponíveis trenzinhos, handbikes e bicicletas-família para todos os participantes. 

Os presentes também poderão fazer o Tour HC, uma visita guiada pelo complexo hospitalar. 

Durante as atividades, o fluxo de veículos será restrito apenas às ambulâncias. As vagas de estacionamento se tornarão espaços de convívio e de atividades para as pessoas e parte da rua será usada como uma ampliação das calçadas, tornando-as maiores e confortáveis. 

A programação completa pode ser conferida no site: https://viradadamobilidade.com.br/

A ideia do evento surgiu na Virada da Mobilidade de 2017, após a exibição do documentário (Dis)Mobilidade Urbana, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Faculdade de Medicina da USP. O filme mostra os problemas enfrentados por quem circula pela Dr. Enéas. 

Leia também:
A difícil locomoção na região do Hospital das Clínicas, em S. Paulo
Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres
CadêMinhaCalçada? Intervenção urbana cobra passeios em Maceió
Prefeito de São Paulo sanciona Estatuto do Pedestre


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário