Bonde a pé vai levar 30 crianças do Bixiga à estação Paraíso do Metrô

O bonde intermodal do Instituto Corrida Amiga segue na quarta (25) com alunos de uma escola municipal em visita à exposição 'A Pé Também é Transporte' no metrô de SP

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Corrida Amiga  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de abril de 2018

Bonde a pé pela cidade, onde tudo pode virar brinq

Bonde a pé pela cidade, onde tudo pode virar brinquedo

créditos: Corrida Amiga

 

Na próxima quarta-feira (25), o Instituto Corrida Amiga vai realizar um ‘Bonde a Pé’ com 30 crianças da EMEI Ângelo Martino, localizado no bairro paulistano da Bela Vista, região central. 

 

O grupo partirá da escola até a estação São Joaquim do metrô; de lá, o bonde continua, desta vez de metrô, até a estação Paraíso, onde faz uma parada para visitar a exposição "A Pé Também é Transporte", com fotos de Hugo Peroni. A ação tem mesmo esse objetivo: integrar diferentes meios de transporte no trajeto com os pequenos, a fim de promover na prática o conteúdo presente nas fotos e textos da mostra.

 

O trajeto do bonde a pé terá cerca de 1 km, da escola até a estação de metrô São Joaquim, e mais 1,5 km a ser percorrido de metrô até a estação Paraíso. Por todo o percurso, os acompanhantes vão estimular nas crianças a prática da atividade física, o olhar lúdico à cidade, a atenção à acessibilidade e aos modos de apropriação do espaço urbano pela mobilidade a pé e dentro do transporte público.

 

Ao juntar o bonde a pé com o uso do transporte público nas escolas, a proposta é instigar nas crianças o desejo por novas vivências urbanas; e sensibilizar professores e toda a comunidade escolar envolvida para a importância desta experiência. A atividade é uma ‘provocação’ para a prática da mobilidade ativa, um convite às pessoas a incorporarem no seu cotidiano os benefícios do caminhar associado ao uso do transporte público, explicam os organizadores do Corrida Amiga. 

 

Após a experiência urbana do Bonde Intermodal, professores e professoras terão acesso a materiais para serem trabalhados em sala de aula, com conteúdos que permitam replicar os conhecimentos de forma estruturada e conjunta na escola.

 

A Exposição

Com textos do Instituto Corrida Amiga e imagens do fotógrafo Hugo Peroni, a exposição 'A Pé Também é Transporte' apresenta um olhar contundente e artístico sobre a cidade de São Paulo e seus caminhantes. 

 

O material disponível aos participantes apresenta a proposta da atividade, que é desmistificar e destacar a potência do mover-se a pé, e enaltece as qualidades e benefícios dessa prática. Além da melhoria na qualidade de vida, com a inserção da atividade física (caminhada/corrida) nas rotinas diárias, os conteúdos tratam das diversas possibilidades que se abrem quando tomamos a decisão de deixar o carro em casa: economizamos dinheiro, otimizamos tempo, evitamos emissões de poluentes e melhoramos a qualidade do ar nas cidades. 

 

O material também contempla a inter/multimodalidade, com ênfase no transporte público coletivo, no qual a caminhada se combina com metrô, ônibus ou trem. A exposição teve início em março, na estação Sé do metrô. De lá, segue para outra duas estações de metrô com intenso movimento de pessoas: Paraíso, em abril, e Santana, em maio. 

 

Serviço

Bonde a pé com Crianças: rumo à Exposição  "A Pé Também é Transporte"

Data: 25 de abril 

Local: Estação Paraíso do Metrô

Parceria: EMEI Ângelo Martino

Organização: Instituto Corrida Amiga

Fotógrafo: Hugo Peroni

Apoio: Instituto Clima e Sociedade

Divulgação: Mobilize Brasil

 

Leia também:
De 'bonde a pé', crianças visitam mostra de fotos no metrô de SP
A pé também é transporte: mostra começa hoje no metrô de SP
Caminhar também é mobilidade...Exposição começa dia 8
Novos Passos: Idosos ganham programa para fazer caminhadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário