De 'bonde a pé', crianças visitam mostra de fotos no metrô de SP

Na próxima sexta (6) o Corrida Amiga faz uma caminhada com 30 crianças de uma escola pública na Bela Vista. Na Sé, o grupo confere a exposição A Pé Também é Transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Corrida Amiga  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de abril de 2018

Crianças vão a pé da escola no Bixiga até a Estaçã

Crianças vão a pé da escola no Bixiga até a Estação Sé

créditos: Bibiana Tini/Corrida Amiga

Crianças que se exercitam têm desempenho escolar melhor, e ficam livres de problemas de saúde como o sedentarismo, a obesidade e doenças graves como o diabetes. É o que apontam estudos recentes, como o do IBGE (Pesquisa de Orçamento Familiar, 2008/2009), que apurou um alarmante dado: 34,8% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos estão acima do peso.         

 

Na próxima sexta-feira (6), o Instituto Corrida Amiga realizará um Bonde a Pé com 30 crianças da EMEI Ângelo Martino, localizada no bairro da Bela Vista. De lá, elas seguirão até o Centro, na Estação Sé do Metrô, onde visitarão a exposição "A Pé Também é Transporte", e debaterão os conteúdo das fotos e textos.

 

Durante o trajeto de 1,3 km da escola à estação de metrô, além da prática da atividade física, a ação buscará, de modo lúdico, estimular o olhar das crianças para a mobilidade a pé, e ainda para a noção de acessibilidade e apropriação do espaço público a partir do uso dos próprios pés! 

 

O Bonde a Pé é uma atividade de caminhada que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Corrida Amiga com grupos organizados, e que busca despertar as pessoas para os benefícios, o prazer e todas as vantagens de se deslocar pela cidade de um modo ativo, deixando de lado o carro. 

 

A Pé Também é Transporte

A exposição que está no metrô paulistano desde março traz textos do Instituto Corrida Amiga e fotos de autoria de Hugo Peroni. Nas imagens, é apresentado um olhar contundente e artístico sobre a cidade de São Paulo e seus caminhantes. 

 

Nestas imagens, toda a força do ato de mover-se a pé ganha destaque. Ficam também evidentes os benefícios que a inserção de atividade física (caminhada/corrida) traz às nossas rotinas. A mensagem é clara, nos textos e imagens: vale a pena deixar o carro em casa, e com isso economizar dinheiro, otimizar tempo, evitar as emissões de poluentes e melhorar assim a qualidade do ar. O material também contempla a inter/multimodalidade, com ênfase no transporte público coletivo, no qual a caminhada se combina com metrô, ônibus ou trem. 

 

Da estação Sé, a exposição seguirá para outras duas estações do metrô com grande movimento: Paraíso (abril) e Santana (maio). 

 

Serviço

Bonde a pé com Crianças: rumo à Exposição  "A Pé Também é Transporte"

Quando: 6ª feira, 6/4

Trajeto: EMEI Ângelo Martino até a Estação Sé do Metrô

Escola parceira: EMEI Ângelo Martino

Organização: Instituto Corrida Amiga

Fotógrafo: Hugo Peroni

Apoio: Instituto Clima e Sociedade

Divulgação: Mobilize Brasil

 

Leia também:
A pé também é transporte: mostra começa hoje no metrô de SP
Novos Passos: Idosos ganham programa para fazer caminhadas
Manual de deslocamento ativo: Corrida como meio de transporte
Por que viagens curtas a pé não entram nas pesquisas Origem Destino?
Se pudessem escolher, as crianças iriam a pé para a escola


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário