Metrô sair mais cedo é motivo para pedir desculpa? No Japão sim

No país onde mínimo atraso traz sérios problemas, empresa ferroviária se desculpa a usuários por "grave erro" cometido na sexta (11), quando um trem adiantou 25 segundos

Notícias
 

Fonte: Adnews  |  Autor: Flávia Hill  |  Postado em: 15 de maio de 2018

Pontualidade é a marca do sistema de trens no Japã

Pontualidade é a marca do sistema de trens no Japão

créditos: Stock

 

Enquanto em muitas cidades brasileiras o transporte público (mais especificamente o metrô) é um sinônimo de falhas e aquela conhecida voz anunciando “velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações”, no Japão, onde o sistema ferroviário é famoso por ser consistentemente pontual,  sair cedo demais pode ser motivo de, no mínimo, um pedido de desculpas aberto à imprensa e consumidores.

 

E depois que um trem partiu 25 segundos mais cedo na manhã da última sexta-feira (11), foi exatamente o que a companhia ferroviária JR West fez.

 

O “grave erro”, como traduzido pelo site Sora News, aconteceu quando um trem de 12 vagões saiu da Estação Notogawa para a Estação Nishi-Akashi às 7:11:35 horas, e não às 7h12 da manhã, conforme programado.

 

A situação ocorreu porque o condutor do trem não entendeu a hora da partida e enviou um sinal para o trem sair da estação. No entanto, havia várias pessoas esperando para embarcar que acabaram ficando para atrás, e alguém relatou o incidente à empresa.

 

"O grande inconveniente que colocamos para nossos clientes foi realmente indesculpável", segundo o comunicado de imprensa. "Avaliamos cuidadosamente nossa conduta e nos esforçaremos para impedir que tal incidente ocorra novamente."

 

O próximo trem a deixar Notogawa para Nishi-Akashi, às 7h19, fez com que os passageiros que planejassem obter o serviço às 7h12 chegassem aos seus destinos com pelo menos seis minutos de atraso. Em um país onde atrasar alguns minutos para o trabalho ou para a escola traz sérias consequências, é um grande problema.

 

Um incidente semelhante ocorreu no ano passado, quando a gerência da Tsukuba Express pediu desculpas depois que um trem entre Tóquio e Tsukuba partiu 20 segundos antes do previsto.

 

Leia também:
Tóquio cria o dia do "home office", para desafogar o trânsito
Metrô de Tóquio cria espaços de trabalhos nas estações
"País trocou trens por caminhões e sucateou ferrovias"
Um guia para quem usa metrô, trem ou VLT
Em dia de aniversário, falha elétrica para metrô de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário