Em dia de aniversário, falha elétrica para metrô de SP

Linha 1 Azul parou e foi fechada por falta de energia. Pane ocorreu no dia em que o Metrô completa 50 anos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 24 de abril de 2018

Aviso na entrada da estação São Judas, da Linha 1

Aviso na entrada da estação São Judas, da Linha 1 Azul

créditos: Reprodução

Uma pane elétrica paralisou o metrô de São Paulo exatamente no dia em que a companhia completa 50 anos de atividades. Os problemas se concentraram na Linha 1 Azul, que faz o trajeto Norte-Sul (Tucuruvi-Jabaquara) em função de uma falha no fornecimento de energia. 

 

Quando os trens pararam, os avisos indicaram que se tratava de uma ocorrência na via, mas gradativamente os usuários notaram que algo mais grave estava acontecendo. "Enquanto o condutor dava a explicação, foi possível ouvir pelo seu rádio a informação de que havia um usuário na via. Depois, tivemos que evacuar os trens, mas sem nenhuma orientação! O pessoal começou a passar mal, desmaiar e então algumas pessoas acionaram os botões de emergência para abrir as portas", contou uma usuária.

 

Plataforma de embarque na estação Parada Inglesa: trens parados

 

Estações foram fechadas e, em uma operação de emergência, os passageiros transferidos para ônibus que passaram a fazer os trajetos. Como resultado, todas as outras linhas do metrô tiveram problemas pelo excesso de passageiros. Segundo informações do Metrô, o problema comelou por volta de 8h50 por causa de uma falha no sistema de energização dos trilhos laterais, que levam a anergia às  composições.

Inicialmente, a linha 1-azul ficou paralisada entre as estações Luz e Vila Mariana, mas depois de 40 minutos o fechamento foi estendido a toda a linha, por motivos de segurança. Em consequência, as linhas 2 Verde e 3 Vermelha,operaram com velocidade reduzida pela manhã. A operação voltou à normalidade por volta de 10h30.


Cinquenta anos
A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi fundada exatamente há 50 anos, em abril de 1968. No primeiro ano de operação comercial, em 1974, a média diária de passageiros era de 3 mil, enquanto hoje ultrapassa os 4,5 milhões/dia. Para marcar a data, o Metrô preparou uma série de atividades em várias estações, em especial ma Estação Sé, a maior de todo o sistema. Uma exposição, shows musicais e outras intervenções artísticas estavam previstas durante todo o dia. Até mesmo o uniforme dos funcionários foi renovado para celebar o aniversário.

 

Leia também:

Estudo revela que poluição em São Paulo seria 40% maior sem o metrô
Metrô da Cidade do México versus Metrô de São Paulo
Metrô de São Paulo perde passageiros pela primeira vez em 12 anos
Relações público-privadas no metrô de São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 02 de Julho de 2020 às 08:26 Positivo 1 Negativo 0

Para o metrô, a previsão seria inaugurar as primeiras linhas: 1 - Azul (Juqueri "Mairiporã"/Assunção "S. B. do Campo") & 3 - Vermelha (Água Vermelha "Poá"/Itaim Mirim "Santana de Parnaíba") em 1968, quando a companhia foi fundada

Clique aqui e deixe seu comentário