Metrô de Tóquio cria espaços de trabalhos nas estações

Mobiliário foi instalado na linha Ginza, de 1927, para ajudar os passageiros a realizar pequenas tarefas em celulares ou notebooks. Tudo de madeira

Notícias
 

Fonte: Spoon Y Tamago  |  Autor: Jonnhy Spoon Y Tamago*  |  Postado em: 09 de abril de 2017

Estações de trabalho na estação Ginza

Estações de trabalho em estação na linha Ginza: privacidade

créditos: Fotos: NAD Lab Tóquio


Primeira linha de metro do Japão, a Ginza foi inaugurada em Tóquio, em 1927. Nesses 90 anos, a rede subterrânea cresceu e se tornou uma das maiores (e mais utilizadas) do mundo. No entanto, nessas nove décadas, o estilo de vida, valores e mesmo a forma de relacionamento com o transporte público mudaram e surgiram novas demandas.

 

Por exemplo, é muito comum que as pessoas passem grandes períodos de tempo nas estações consultando os smartphones ou trabalhando com tablets ou notebooks. Para atender a essas novas necessidades, em 2015 a companhia do metro de Tóquio contratou o Nikken Activity Design (NAD) Lab para repensar essas relações e encontrar um novo design para as antigas instalações da antiga Ginza.


Os resultados desse estudo começaram a ser vistos no ano passado, quando uma série de bancos e estações de trabalho – todas construídas com madeira - foram instaladas em três das estações:Tameike-Sanno, Omotesando e Ginza. Por seu calor e o acolhimento, a madeira não é um material associado ao utilitarismo e racionalismo das estações de metrô (embora na Linha A de Buenos Aires, de 1913, as escadas rolantes e trens fossem de madeira) e isso foi uma surpresa agradável para os usuários. Mais ainda: as novas instalações lembram as antigas cabines telefônicas, que desapareceram quase completamente de Tóquio com a disseminação dos celulares.

 

 

Cada posto de trabalho é equipado com uma fonte de energia, um gancho para pendurar uma mochila ou bolsa, e um pequeno espelho. Os nichos de trabalho foram desenvolvidos com base numa tecnologia acústica originalmente desenvolvida para auditórios, de forma a criar espaços semi-privados, nos quais é possível usar celulares sem que a voz seja difundida e ouvir bem a voz ao telefone. No alto, o que parece um chuveiro é na verdade uma luminária led que ajuda a criar uma atmosfera mais calma, no meio da agitação dos trens, avisos e pessoas apressadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A mesma atenção com os detalhes aparece também nos bancos. É comum que os usuários viajantes transportem grandes malas e daí surgiu a ideia das prateleiras para apoiar a bagagem e outros objetos, ou para encontrar alguma coisa dentro de uma mala. As prateleiras também servem para abrir um notebook e finalizar um trabalho, um texto ou uma apresentação.“Queríamos criar espaços capazes de conectar a vida no metrô com vida lá for a, na superfície”, explicou diretor de design Hiraki Yasuda. 

*Tradução e adaptação: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil


Leia também:
Tóquio tem hortas urbanas nas estações do metrô
"Super-herói" ajuda passageiros nas escadas do metrô de Tóquio 
Os cinco melhores transportes públicos do mundo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário