Projetos de mobilidade urbana de Manaus em atraso

Faltam informações, por exemplo, sobre o funcionamento do monotrilho após a conclusão das obras

Notícias
 

 |  Autor: Portal Amazônia, com informações do Portal 2014  |  Postado em: 07 de dezembro de 2011

A 1ª fase da licitação para o BRT ocorre no dia 7

A 1ª fase da licitação para o BRT ocorre no dia 7

créditos: Divulgação/Governo AM

Faltam pouco mais de 900 dias para o início da Copa de 2014. Até lá, a capital amazonense tem – entre vários outros desafios – o dever de desafogar a mobilidade urbana da cidade. Para isso, no entanto, será necessário correr contra o tempo para colocar em dias os dois principais projetos da área: monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit). Em ambos, não há previsão para início das obras.

 

O monotrilho prevê ligar a zona Norte ao centro da capital por meio de um tipo de metrô de superfície, que trafegará em via exclusiva suspensa em vigas. O projeto foi licitado em março por R$ 1.460.495.221,56, mas pendências com o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) e a Controladoria Geral da União (CGU) impediram o início dos trabalhos neste mês de dezembro.

 

Os diversos atrasos na obra resultaram na confirmação, pela própria Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), que o monotrilho não estará totalmente pronto até 2014. Apenas o trecho Cidade Nova – São Jorge deve funcionar quando da abertura dos jogos do Mundial de Futebol.

 

O projeto também precisa vencer o impasse do Centro Histórico da capital. A área está na linha de áreas por onde o monotrilho passaria, mas a autorização é questionada pelo tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dois estudos já foram entregues pelo Governo do Estado ao MPF-AM, que rejeitou ambos. Um novo relatório estaria em processo de produção.

 

Quanto ao BRT – desta vez de competência da Prefeitura de Manaus – a proposta é ligar a zona Leste de Manaus ao Centro. Orçado em R$ 230 milhões, os Ministérios Públicos Federal e Estadual no Amazonas emitiram recomendação ao município de Manaus pela suspensão da licitação que autoriza as obras. A recomendação também foi encaminhada à Caixa Econômica Federal (CEF) para a suspensão da liberação de recursos para o financiamento do BRT.

 

Juntas, as propostas representam 7,4 mil postos de trabalho a serem implantados nos próximos três anos.

 

 

Leia mais sobre Manaus:

 

UGP não conta com obras de mobilidade urbana para a Copa em Manaus

Faixas de pedestres em Manaus excluem portadores de necessidades especiais 

Secretaria de Meio Ambiente de Manaus emite licença para BRT 

Dez novos ônibus chegam a Manaus para compor frota 

Turistas criticam transporte público e limpeza em Manaus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário