SMTT notificará veículos que usarem ciclovia na Olaria

MPE dá prazo para prefeitura fazer sinalização de ciclovia

Notícias
 

 |  Autor: Cássia Santana / Infonet  |  Postado em: 07 de dezembro de 2011

Sinalização e fiscalização em ciclovia é debatida

Sinalização e fiscalização em ciclovia é debatida

créditos: Cássia Santana

A Prefeitura de Aracaju está obrigada a instalar placas de sinalização, indicando como proibido o uso indevido na ciclovia da avenida Santa Gleide. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju tem prazo de 10 dias para implantar placas de sinalização indicando ‘proibido estacionar’ e de ‘respeite a ciclovia’ em toda a extensão da ciclovia da avenida Santa Gleide, na Olaria.

 

Os entendimentos foram consensuados durante audiência pública realizada nesta terça-feira, 6, no Ministério Público Estadual, sob coordenação da promotora Mônica Hardman, da Promotoria de Defesa do  Consumidor e de Serviços de Relevância Pública. Ao final da audiência, a SMTT se comprometeu a notificar, em cinco dias, o proprietário do Veneza Autoposto para que o empresário apresente projeto de sinalização de entrada e saída de veículo no empreendimento.

 

A arquiteta da SMTT, Karinny Velami do Valle, explicou que a SMTT ainda não realizou a sinalização horizontal devido à baixa qualidade da tinta fornecida pela empresa que ganhou o processo de licitação. “É um problema pontual, as demais ciclovias estão normalizadas”, disse a arquiteta ao Portal Infonet.

 

A arquiteta garante que as providências para aquisição da tinta já estão sendo adotadas. “A tinta que foi oferecida pela empresa que ganhou a licitação não passou nos testes, tem qualidade inferior”, revela. Ela diz que a segunda empresa ganhadora da licitação está sendo convocada para fornecer o produto de acordo com a especificação contida na licitação.

 

Após a implantação da sinalização na ciclovia da avenida Santa Gleide, a SMTT exercerá a fiscalização para coibir o uso do espaço como estacionamento, o que tem se tornado hábito comum, principalmente nos dias em que ocorre a feira livre da localidade.

 

À audiência pública compareceu o ajudante de pedreiro José Anísio dos Santos, usuário da ciclovia, que tem encontrado empecilho para se deslocar ao trabalho devido às irregularidades. “Tem trecho que os carros e motos andam na contramão e passam pela ciclovia e tudo isso acontece por falta de sinalização”, diz o ajudante de pedreiro.

 

A SMTT deve apresentar relatório quanto à estatística que indica o número de autuações resultantes da fiscalização a ser realizada pela Diretoria de Trânsito na ciclovia da avenida Santa Gleide. O prazo é de 30 dias, contados a partir da implantação da sinalização vertical.

 

 

Leia mais sobre Aracaju:

 

Sociedade aracajuana adere ao movimento Chega de Desastres 

Inovação tecnológica: a inteligência remota no auxílio da mobilidade 

Trânsito em Aracaju: o ontem, hoje e amanhã 

O papel do cidadão na construção da Mobilidade Sustentável 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário