Conheça as 'bikelâncias', para atendimentos de emergência

Camboriú (SC) será a primeira cidade do país a usar as bikelâncias, bicicletas equipadas para ajudar os bombeiros voluntários no serviço de pré-atendimento de acidentados

Notícias
 

Fonte: BC Notícias  |  Autor: BC Notícias  |  Postado em: 18 de julho de 2018

Bikelâncias, nos acidentes e na fiscalização do tr

Bikelâncias, nos acidentes e na fiscalização do trânsito

créditos: Divulgação

 

Balneário Camboriú (SC) será a primeira cidade do país a contar com o sistema de 'bikelância', bicicletas que serão utilizadas pelos bombeiros voluntários no deslocamento para atendimento de vítimas. As bicicletas são preparadas especialmente para realizar atendimento de emergência pré-hospitalar em qualquer lugar do município. Os veículos devem começar a ser utilizados em setembro, até lá os bombeiros voluntários estão passando por treinamentos.

 

“O modelo das bikelâncias é similar a um utilizado em Londres, porém adaptado à nossa realidade”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú, Alexandre Vieira. As bicicletas serão utilizadas 24 horas por dia durante toda a semana, em patrulhamentos em dupla onde cada bicicleta carrega materiais diferentes, atuando de maneira conjunta para prestar o atendimento emergencial básico que pode ser requisitado a qualquer momento na cidade.

 

Também nas ciclovias

Segundo Vieira, além do atendimento emergencial, também será prestado apoio na fiscalização das ciclovias e questões de trânsito, apoio em eventos municipais e atendimento geral ao público para qualquer informação. Até iniciarem atividade, os bombeiros voluntários estarão em treinamentos constantes. Até agora, foram adquiridas duas bikelâncias, das 20 que pretendem estar à disposição nesta temporada, e do total de 50 bicicletas para o ano que vem.

 

Os bombeiros voluntários de Balneário Camboriú prestam apoio às entidades de segurança do município. O serviço foi criado em 2016, e cada bombeiro dedica seu tempo livre diário voluntariamente, após passar por um curso de formação de 18 meses. Na cidade existem 33 bombeiros voluntários formados e outros 45 em formação. No estado, existem um total de 32 unidades da associação.

 

Leia também:
Bicicleta não é só mobilidade urbana...
Bicicleta e seu impacto na economia da cidade
Indústria de bicicleta no Brasil avança 49% em janeiro
Famosas bicicletas do exército suíço fazem 125 anos
Bicicleta, o transporte que precisa fazer parte da vida escolar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário