Metade (53%) abandonaria o carro por outra opção de transporte

Pesquisa nacional revela ainda que trabalhadores topariam ganhar menos para ficar perto de casa e que empresas se preocupam pouco com tempo de viagem dos colaboradores

Notícias
 

Fonte: Automotive Business  |  Autor: Giovanna Riato  |  Postado em: 26 de julho de 2018

58% dizem que depender do transporte público dá at

58% dizem que depender do transporte público dá até medo

créditos: Toninho Tavares/ Agência Brasília

Pesquisa encomendada pelo Instituto Parar à Mindminers e realizada com pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões do Brasil apontou que 53% das pessoas abandonariam o carro próprio se tivessem outras opções para ir e voltar do trabalho. Este movimento só não ganha força porque 55% dos participantes do estudo se declararam insatisfeitos com o transporte público e 58% confirmaram que têm medo de depender destes recursos para se deslocar – situação que se agrava nas regiões Norte e Nordeste. 

Outro resultado que surpreende é que as empresas dão menos atenção do que deveriam aos problemas de mobilidade de seus funcionários. Esta são algumas das conclusões de pesquisa, que tem foco nos deslocamentos corporativos. O objetivo do estudo foi levantar informações para entender como empregadores atuam no ecossistema de mobilidade e aferir o nível de satisfação dos funcionários em relação aos deslocamentos para trabalhar. 

Apesar da insatisfação com o transporte público, a maior parte dos respondentes não está familiarizada com novos conceitos de mobilidade compartilhada: 79% não conhecem carsharing. Fatia de 72% quase nunca pega carona para chegar ao trabalho. Por outro lado, 75% declararam que nunca usaram serviços de compartilhamento de carros, mas gostariam de experimentar. 

Problema "democrático"

Flávio Tavares, líder do Instituto Parar e diretor de marketing da GolSat Tecnologia, empresa que fundou a organização, destaca que a pesquisa mostrou que a mobilidade é um problema democrático, que atinge todo mundo. “Não importa para onde você vai ou de onde vem, a sua classe social. Do CEO das empresas a quem serve o café, todo mundo enfrenta dificuldade para se deslocar no trânsito pesado das cidades brasileiras”, diz. 

Segundo Tavares, um dos dados mais impressionantes da pesquisa é que grande parcela das pessoas prefeririam ganhar menos para reduzir a necessidade de perder tanto tempo em deslocamentos. Entre os participantes, 49% abririam mão de 10% do que ganham ou de alguns benefícios para trabalhar mais perto de casa. Já 44% confirmaram que topariam ganhar 20% menos se pudessem gerenciar o próprio tempo. A maioria investiria o tempo economizado no transporte em atividades com a família, lazer, estudo ou na prática de uma atividade física.  

Empresas não estão preocupadas

Chama a atenção, no entanto, o descompasso entre o interesse dos funcionários e os recursos oferecidos pelas empresas. Das organizações consultadas, 60% nunca demonstraram preocupação com o tempo de deslocamento dos colaboradores e 77% não oferecem qualquer opção de flexibilização da jornada ou home office. Apenas 5% das companhias dão aos funcionários crédito em aplicativos de mobilidade, como Uber e Cabify, e só 3% têm opção de trabalho remoto em coworking. 

“As empresas precisam se conscientizar e despertar para esta discussão. Mobilidade é muito mais do que discutir modais. É sobre o tempo e a vida das pessoas. As companhias devem estar engajadas nisso como agentes de transformação”, conclui Tavares. 

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui. 

Leia também:
Carro em SP: 60% das viagens estão entre 2 km e 5 km
Problemas no transporte público atingem mais as mulheres, diz pesquisador
Problemas do transporte público já somam mais de 150 anos
Notas baixas para os ônibus de BH, Rio e SP
Pesquisa confirma: mobilidade ruim prejudica comércio

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário