No Maranhão, campanha combate o pau de arara no transporte escolar

Ministério Público lançou ontem (13) em São Luís o projeto "Pau de Arara Nunca Mais: o MP na defesa do transporte escolar de qualidade"

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 14 de agosto de 2018

Crianças são transportadas sem segurança, denuncia

Crianças são transportadas sem segurança, denuncia o MP

créditos: Reprodução/TV Mirante

O Ministério Público do Maranhão e o Ministério Público Federal realizaram nesta segunda-feira (13), em São Luís, o lançamento do projeto “Pau de Arara Nunca Mais: o MP na defesa do transporte escolar de qualidade” que busca combater no estado este tipo de transporte público escolar.

Segundo o Ministério Público, o principal problema é o uso do pau de arara como meio de transporte dos alunos para a escola. Desde 2014 até 2018 foram registrados cerca de 20 acidentes envolvendo o transporte escolar, em que no mínimo 10 adolescentes morreram ou tiveram parte do corpo mutilada.

A Promotora de Justiça, Sandra Pontes, explica que é necessário a mobilização de todas as instituições e que serão entregues recomendações aos órgãos da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Polícia Rodoviária Federal. 

Em quatro anos, vinte acidentes com crianças transportadas por pau de arara. Foto: Reprodução/TV Mirante 

“Nós temos um aplicativo que é o MPMA Cidadão, onde a pessoa pode tirar uma foto ou fazer um resumo pequeno daquela denúncia e nos encaminhar para que a gente possa tomar as providências legais”, afirma Sandra Pontes. Também a Ouvidoria da instituição recebe as denúncias. 

Ela ressalta que é importante saber por que no Maranhão ainda há tantos paus de arara e como mudar essa situação: "Muitas vezes temos mesmo que ser criativos. Podemos pensar por exemplo em trabalhar com transporte aquaviário, em razão do grande número de rios em nossa região. Outro caso: não dá obviamente para obrigar o prefeito a fazer uma estrada por cima dos Lençóis Maranhenses; mas dá para o município aderir a um pregão para a compra de um carro ou um transporte menor para poder entrar nessa região e levar as crianças até a escola", sugere Pontes. 

Leia também:
Bicicleta, o transporte que precisa fazer parte da vida escolar
Crianças: Amanhã (11), em São Paulo, tem Bonde Cultural a Pé
Crianças brincando de carrinhos-caixas em escola


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário