Bicicletas sem estação chegam a São José dos Campos (SP) em outubro

Lançado oficialmente no sábado (21), projeto de compartilhamento da cidade paulista contará com 50 bicicletas dockless, gerenciadas pela Serttel

Notícias
 

Fonte: Portal Meon  |  Autor: Jefferson Santos  |  Postado em: 24 de setembro de 2018

Programa vem para incentivar uso da bicicleta na c

Programa vem para incentivar uso da bicicleta na cidade

créditos: Charles de Moura/PMSJC

A prefeitura São José dos Campos (SP) promete entregar à cidade, até a segunda quinzena de outubro, 50 bicicletas compartilhadas. O programa foi lançado oficialmente no sábado (22) e a expectativa da administração é que estimule o uso do modal sustentável, já que hoje apenas 3% do total de viagens no município é feito por bicicleta. A Serttel é a empresa responsável por administrar o primeiro serviço de bikes compartilhadas na cidade que, para o usuário, custará R$ 1,00 a cada 15 minutos de uso. 

Inicialmente, as bicicletas serão distribuídas pelo chamado “eixo de referência”, composto pelas Avenidas Nove de Julho e Dr. Nelson d'Ávila, terminando na Rua Quinze de Novembro. As vias compreendem a região central e o bairro Vila Adyana. 

“O usuário vai baixar um aplicativo no celular, fazer um cadastro e assinar um termo de responsabilidade. Com esse cadastro a pessoa conseguirá localizar onde a bicicleta está disponível e destravar o veículo. O usuário não precisa utilizar a bicicleta apenas no eixo de referência. Ele poderá pedalar para qualquer lugar da cidade. Caberá à empresa fazer o recolhimento da bicicleta e colocá-la novamente na região central da cidade”, informou o secretário. 

Os usuários poderão utilizar as bikes entre as 6h e 23h, de segunda a domingo. Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão usar o sistema. Os menores de idade vão poder usar as bicicletas mediante a presença de um responsável. 

Paraciclos
A meta da Prefeitura é expandir o programa para todas as regiões do município. A administração quer ainda aumentar a capacidade de estacionamento dos veículos não motorizados. Atualmente, a cidade conta com 32 paraciclos (dispositivo utilizado para a fixação das bikes) na zona central. 

Ainda não há previsão para o desenvolvimento do aplicativo que vai permitir o uso das bikes. A gestão municipal havia anunciado também o compartilhamento de patinetes, mas até o momento, segundo o secretário de mobilidade urbana, nenhuma empresa se credenciou para este serviço. 

Leia também:
Serviço de bicicletas sem estação começa a funcionar em SP
São Paulo publica norma de sinalização para bicicletas sem estações
Patinetes elétricos chegam a São Paulo
Yellow e Mobike disputarão compartilhamento de bicicletas em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário