Nossa Rua, de Teresina, participa em mostra de urbanismo colaborativo

Projeto realizado na zona leste de Teresina (PI) durante três domingos de 2016 convidou a população a ocupar o espaço público. Agora, ação integra mostra no CE

Notícias
 

Fonte: CAU/ PI  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de novembro de 2018

Nossa Rua: tirar as pessoas da correria para usar

Nossa Rua: tirar as pessoas da correria para usar a cidade

créditos: CAU PI/ Divulgação

O projeto "Nossa Rua", desenvolvido na Avenida Nossa Senhora de Fátima, zona leste de Teresina (PI), durante três domingos no ano de 2016, foi selecionado para compor a 3º Mostra de Projetos de Urbanismo Colaborativo, que vai acontecer nos próximos dias 12 e 13 na capital cearense, organizado pelo instituto Courb.  

O projeto é assinado pela arquiteta e urbanista Constance Jacob que, por meio de apresentações musicais, exposição de artes, contação de histórias, gastronomia e a ocupação da via com parklet, buscou incentivar a população a ocupar os espaços públicos da cidade. 

“A ideia é fazer com que as pessoas tenham consciência que os espaços urbanos precisam ser ocupados com cultura e lazer, que é possível, em meio ao cenário urbano, vivenciar a tranquilidade e a cultura”, explica Constance.

Um dos pontos positivos, e que deu reconhecimento ao projeto, foi ouvir os moradores. Apesar de trafegarem diariamente pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, as pessoas nunca tinham caminhado por toda a via e usufruido inteiramente daquele espaço.

“Na correria diária, todo mundo dentro de seus carros, não se consegue muitas vezes entender o quanto a cidade oferta de cenários inspiradores e confortáveis”, destaca a arquiteta.

O trabalho foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e contou com o apoio dos estudantes do Instituto Camilo Filho.

Proposta de ocupação cultural do espaço público participa de mostra no Ceará. Foto: Divulgação 

Leia também:
A mudança pelo pedestre
O espaço público como objeto de transformação social
Obras em Teresina (PI) reduzem 25% de ciclovias
Deu no N.Y. Times: Os carros estão arruinando nossas cidades
Paulista Aberta: ONGs pedem Conselho Gestor mais inclusivo

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário