Book Bike: uma livraria itinerante no ABC paulista

Projeto de bicicleta móvel iniciado há cerca de um mês em Santo André (SP) disponibiliza ao público adulto e infantil mais de 100 livros de gêneros literários variados

Notícias
 

Fonte: DGABC  |  Autor: Caroline Manchini  |  Postado em: 19 de novembro de 2018

Projeto de bicicleta e livraria itinerante no ABC

Projeto de bicicleta e livraria itinerante no ABC paulista

créditos: Nario Barbosa/Diário do Grande ABC

Inspirada nos famosos food trucks, caminhonetes ou carros gastronômicos, a proprietária de uma livraria em Santo André (SP), Thais Castellano, sentiu a necessidade de inovar e resolveu substituir este tipo de iguaria por livros de diversos gêneros: ficção, ensaio, infantis, acadêmicos...

 

Com base na livraria andreense Affonso e Castellano, a bicicleta móvel Book Bike, com mais de 100 livros, saiu às ruas há menos de um mês. Apesar de recente, o projeto já foi visto em ambientes como feiras estudantis de escolas do Grande ABC. Mais adiante, a ideia é levar a iniciativa para espaços públicos como parques, praças e para ruas centrais das cidades do entorno onde haja grande fluxo de pessoas. “Para tanto, estamos articulando com as prefeituras da região quais são as autorizações necessárias para que possamos circular por esses locais”, explica a idealizadora do projeto.

 

Além dos livros, alguns vendidos a preço popular, um diferencial do Book Bike é dispor de puffs ao redor da bicicleta para que as pessoas se sintam mais confortáveis e tranquilas para folhear o acervo sobre duas rodas. “Quero trazer diversidade e conforto aos ambientes. Imagine sentar-se com seus filhos nas praças e noutros espaços públicos e ali mesmo ler uma história? Acho que vai ser muito bom e divertido”, promete Thais.

 

Ela acredita que a loja itinerante é, também, um modo de incentivar a leitura entre as crianças, e para tanto pretende incluir no projeto outros incentivadores, contadores de histórias, além de decoração com personagens infantis de filmes e desenhos. Caso consiga fechar as parcerias que deseja, quer ainda poder distribuir livros gratuitamente à população.

 

“Num primeiro momento pensamos focar no público infantil mas, para espalhar cada vez mais cultura, também disponibilizamos obras literárias para adultos, com o objetivo de atingir pessoas de todas as idades”, conta. 

 

Leia também:
Bicicleta na mobilidade urbana, tema de livro em versão eBook
Conheça a Bicicletaria Cultural, de Curitiba (PR)
Bicicleta, o transporte que precisa fazer parte da vida escolar
Bicicleta não é só mobilidade urbana...
De bike para a escola, em Brasília-DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário