Obras de ciclovia do Igapó, em Londrina, está parada após 0,5% de execução

As obras de construção das ciclovias que vão ligar os lagos Igapó I e II estão paradas há pelo menos dois meses e com apenas 0,5% de realização

Notícias
 

 |  Autor: O Diário  |  Postado em: 09 de dezembro de 2011

Igapó

Igapó

créditos: paginabrasileira.blogspot.com

A informação foi dita pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, nesta quinta-feira (8).


Ele comentou que desde que assumiu o cargo de secretário, em outubro deste ano, a empresa Sinatraf Engenharia e Comércio Ltda já tinha suspendido os trabalhos no local. No entanto, não soube dizer desde quando isso teria ocorrido.
 

Apesar de ter sido iniciada em julho deste ano, a obra só conta com 0,5% de realização. Segundo Morikawa, a empresa alegou falta de um pagamento e por isso interrompeu os trabalhos.
 

O secretário explicou que o valor exgido pela empresa seria irrisório e normalmente não é pago pela Caixa Econômica Federal (CEF). "Havia uma indagação de uma fatura que não foi recebida. Em medições irrisórias, de menos de R$ 5 mil, a Caixa não encaminha pagamento. Dentro do contexto da obra é um valor pequeno", disse.
 

Ainda assim, a Sinatraf apresentou dúvidas quanto ao projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). De acordo com Morikawa, a empresa questionava pontos como a estensão da ciclovia na Rua Almeida Garret, na zona sul.
 

"Eles entendiam que a ciclovia poderia prejudicar o trânsito naquela via. Mas já havia um estudo do Ippul e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) sobre o assunto. Eram dúvidas que já estavam resolvidas", declarou.
 

Para a execução do trabalho, a empresa receberá R$ 485.417,53, oriundos do Ministério do Turismo. A ciclovia terá uma largura de dois metros e vinte centímetros, com trecho total de 3.338 metros. Porém, apenas os serviços de terraplenagem, marcação de parte das vias e preparação do solo foram feitos.

 
No dia 21 de setembro, o então secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, chegou a declarar que a construção estava dentro do prazo e que poderia ser entregue até o final de 2011. No entanto, com o atual atraso nas obras ainda não é possível estimar quando as ciclovias estarão concluídas.
 

De acordo com o secretário municipal, a previsão é que os trabalhos sejam retomados na segunda quinzena deste mês. Ele ainda não quis comentar se a empresa foi multada, apenas informou que o caso foi encaminhado para a Procuradoria Jurídica do Município.
 

O procurador jurídico, Paulo Tiene, disse que não informa sobre pareceres do setor e que a informação teria que ser consultada com a Gestão Pública. No outro departamento da prefeitura, o secretário municipal Fábio Realli não estava e não atendeu as ligações no celular.
 

A Prefeitura de Londrina ainda pretende construir outra ciclovia, na Avenida Saul Elkind, zona norte de Londrina. Na região, serão 6 km de marcação para os ciclistas.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário