Ponto de ônibus é instalado no meio de ciclovia em Londrina

Projeto da prefeitura que previa a instalação dos pontos na avenida Theodoro Victorelli (felizmente) já foi alterado ontem (23)

Notícias
 

Fonte: Gazeta do Povo  |  Autor: Fábio Calsavara  |  Postado em: 24 de outubro de 2012

Os pontos devem ser instalados definitivamente em

Pontos instalados bem no meio da ciclovia!

créditos: Roberto Custódio / JL

 

Entre as obras realizadas na região do Marco Zero, na região Leste de Londrina, a instalação de dois pontos de ônibus chama a atenção de quem passa pelo local. As duas estruturas foram posicionadas exatamente sobre uma ciclovia, que passa pela Avenida Theodoro Victorelli. Os pontos são fechados nas laterais, o que impossibilita o trânsito das bicicletas pela ciclovia.

 

Embora com a intenção de oferecer mais conforto ao usuário do transporte coletivo, a localização dos novos pontos de ônibus não agradou em nada a quem utiliza a ciclovia. “Colocaram um ponto de ônibus no meio da ciclovia. Agora o ciclista tem que passar pelo outro lado ou se arriscar no meio da rua. Ficou muito perigoso”, disse o ciclista Carlos Fernandes, em entrevista à RPCTV.

 

A reportagem do JL apurou que tanto a localização como a estrutura dos pontos de ônibus seguiram um projeto aprovado pela Prefeitura de Londrina, e que foi seguido pela Leroy Merlin durante a construção. Os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU)teriam sido alertados por engenheiros da empresa sobre o tamanho e o posicionamento dos pontos de ônibus sobre a ciclovia, já existente no local. No entanto, nenhuma modificação foi realizada.

 

O projeto teria sido aprovado ainda em 2011. A instalação dos pontos faz parte das diretrizes apontadas pela Prefeitura para viabilizar a instalação do empreendimento na cidade. Toda a instalação teria sido feita com a supervisão de técnicos da Prefeitura, que indicaram a localização dos pontos de ônibus.

 

Projeto foi alterado nesta terça-feira

O projeto da Prefeitura de Londrina que previa a instalação de pontos de ônibus sobre uma ciclovia na Avenida Theodoro Victorelli, na região Leste da cidade, foi alterado nesta terça-feira (23). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Leroy Merlin, responsável pela instalação dos pontos de ônibus.

 

Os pontos, que ainda não foram fixados na calçada, devem ser instalados definitivamente em outro local da calçada ainda nesta semana. A empresa confirmou que as adequações necessárias serão realizadas para que os pontos não atrapalhem mais os ciclistas que transitam pela ciclovia.

 

O diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, esteve no local e, por telefone, disse à reportagem que os pontos estão colocados sobre a ciclovia “apenas de maneira temporária”. “Os funcionários estão trabalhando para realizar a instalação definitiva dos pontos. Eles não estão chumbados sobre a ciclovia, apenas foram colocados ali enquanto a obra não é concluída”, disse. “Os pontos fazem parte das ações compensatórias que as empresas precisam realizar no local. Não faz sentido instalar um ponto de ônibus sobre a ciclovia”, avaliou Jesus.

 

Leia também:

Dificuldadades de pedestres e motoristas levam Ippul a reavaliar obras em avenida de Londrina 

Detran/PR lança campanha de conscientização de acidentes de trânsito 

Londrina deve inscrever dois projetos no PAC de R$ 7 bilhões 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Diogo Baeder - 24 de Outubro de 2012 às 13:24 Positivo 0 Negativo 0

Gostaria de saber como é que uma estrutura dessas ficaria de pé, se eles "não estão chumbados sobre a ciclovia".

Clique aqui e deixe seu comentário