Detran/PR lança campanha de conscientização de acidentes de trânsito

Ações acontecem até outubro nos principais bares e baladas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná, com Detran  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de setembro de 2012

Campanha: Se beber, não dirija

Campanha: Se beber, não dirija

créditos: Divulgação/Detran

 

Detran terá ações nas cidades paranaenses com mais acidentes Campanha Se Liga no Trânsito vai abordar motoristas em bares e baladas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Com apoio das principais companhias cervejeiras do país, reunidas no CervBrasil, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - regional Paraná (AbrabarPR), esta é a primeira parceria entre o Governo do Estado e entidades privadas na luta pela redução das mortes decorrentes de acidentes de trânsito.

 

O Departamento de Trânsito do Paraná lança na próxima quarta-feira (5) uma campanha inédita de conscientização nas cidades com maior número de acidentes causados por motoristas embriagados.  As ações acontecerão até outubro nos principais bares e baladas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. O objetivo é estimular o uso de táxis e a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool. 

 

Com apoio das principais companhias cervejeiras do país, reunidas no CervBrasil, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - regional Paraná (AbrabarPR) e da Polícia Militar, o Se Liga no Trânsito é a primeira parceria entre o Governo do Estado e entidades privadas na luta pela redução de acidentes e mortes no trânsito. A campanha também marca a retomada das ações educacionais do Detran em todo o Paraná. 

 

As atividades acontecerão de quarta-feira a domingo, das 19h às 24h, nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Os bares receberão material especial com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em toalhas de bandeja, bolachas de chopp, cartazes e guardanapos. 

 

Uma equipe de promotores e educadores do Detran vai visitar até cinco estabelecimentos por noite para abordar os grupos nas mesas e realizar um jogo virtual com os motoristas, simulando as dificuldades de concentração, visão e reflexo, conforme as doses e o tipo de bebida ingerido por cada um. Depois de uma conversa descontraída, também serão entregues flyers e bafômetros descartáveis aos participantes.

 

PERIGOS

No Paraná, quase 50% dos atendimentos de acidentes de trânsito nos pronto-socorros envolvem pessoas com sinais de embriaguez. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido.

 

Vale lembrar que quem dirige depois de beber uma lata de cerveja ou uma taça de vinho (entre 2 e 5,99dg/l de sangue) pode receber multa de R$ 957,70, sete pontos na CNH e ter a habilitação suspensa por um ano. 

 

Dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão. 

 

CIDADES

Em Curitiba, as ações começam nos bares da Avenida Batel, na quarta-feira (5), seguindo para os estabelecimentos da Rua Itupava, na quinta-feira (6), no Largo da Ordem, na sexta-feira (7), na região da Rua Dom Pedro II, no sábado (8) e finalizando na Praça da Espanha, no domingo (9). 

 

Segundo o BPTran, a Capital registrou 3,8 mil acidentes de trânsito entre janeiro e junho de 2012. Cerca de 32% deles aconteceram das 18h às 24h e envolveram, na sua maioria, homens dos 18 aos 33 anos. Por isso, em Curitiba a campanha conta com o apoio de todas as empresas e centrais de rádio-táxi. 

 

Em Ponta Grossa, o Se Liga no Trânsito será realizado entre os dias 12 e 16 de setembro.  A cidade somou 1.673 acidentes no primeiro semestre do ano, com 465 vítimas. O perigo é maior no período da noite, principalmente aos sábados e domingos. O número de ocorrências dobra entre 18h e 24h dos finais de semana, na comparação com o mesmo horário nas segundas e terças-feiras. 

 

Na Região Norte, em Londrina, a equipe do Detran chega na quarta-feira (20) e fica até domingo (23), passando pelos bares das avenidas Higienópolis e Maringá, entre outros. A cidade será visitada durante a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema a velocidade e foco nos homens dos 18 aos 30 anos. Na cidade, eles formam o maior grupo de risco nas ruas. Em seis meses, das 1.409 vitimas de trânsito atendidas, mais de 400 estavam dentro deste perfil.

 

Maringá recebe a campanha entre os dias 26 e 30, nos bares das avenidas Curitiba, Tiradentes, Duque de Caxias e Anchieta. A cidade tem o maior número de acidentes de trânsito do Estado: 3.973 no primeiro semestre. Foram mais de 2,1 mil ocorrências com vítimas, 793 delas durante a noite. 

 

Em outubro as ações do Detran chegam à Cascavel. Por causa das eleições, a campanha começará na terça-feira (2) e terminará no sábado (6). Em seis meses foram 1.574 acidentes de trânsito, 653 deles com vítimas e 246 no período noturno. O município registrou 1.380 infrações por direção sob influência de álcool acima do permitido e 62 carteiras de habilitação foram suspensas por este motivo. 

 

A última cidade a receber o Se Liga no Trânsito é Foz do Iguaçu, entre quarta-feira (10) e domingo (14). A cidade apresenta um crescimento no número de acidentes entre 18h e 24h, no decorrer da semana. Entre janeiro e junho deste ano foram 20 acidentes nesta faixa de horário às segundas-feiras, chegando aos 27 acidentes às sextas-feiras, subindo para 31 aos sábados e 27 aos domingos.

 

Leia também:

Em Curitiba, professor cria "escola de bicicleta" 

Sancionada a Lei do Metrô Curitibano 

ONU: Curitiba dá o exemplo e Rio tem melhor avaliação em mobilidade urbana na AL


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário