Lojistas pedem melhorias no transporte público de Cuiabá

Precariedade do sistema de ônibus prejudica população, funcionários e clientes do comércio local, avaliam comerciantes da capital de Mato Grosso

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / CDL de Cuiabá  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 20 de fevereiro de 2019

Ônibus em parada, no horário de pico

Ônibus urbano: transporte caro e de má qualidade

créditos: Midia News

Comerciantes de Cuiabá (MT) estão organizando uma série de atividades para estimular melhorias no sistema de ônibus que atende a capital, que deve passar agora por uma licitação para revisão das concessões.

 

Com mais de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana, Cuiabá conta com apenas 398 ônibus  e 92 linhas de transporte, que fazem 80,5 mil viagens por mês. E o projeto do VLT Cuiabá-Várzea Grande, que deveria ficar pronto em 2014, continua paralisado em meio a polêmicas e questionamentos judiciais. 

 

Segundo  Célio Fernandes, vice-presidente-administrativo da CDL, o transporte coletivo de Cuiabá é de baixíssima qualidade. “São muitos os problemas que os usuários enfrentam, como o calor, ônibus quebrados, atrasos absurdos, que afetam diretamente os funcionários das empresas usuários do sistema, então, nós não podemos deixar de sentar e discutir o futuro. Nós temos uma licitação prevista para o transporte coletivo de Cuiabá e temos que nos preocupar agora, com avanços no novo modelo contratual, para que garanta melhorias efetivas na mobilidade urbana de nossa capital. Nós, empresários, estamos interessados que haja garantias contratuais nesse processo, que efetivamente proporcione melhorias para a população”.

 

O vereador Diego Guimarães, que estuda o tema, acredita que para mudar a realidade do transporte público na cidade, é preciso a participação da sociedade civil organizada, principalmente na fiscalização e nos debates para tomadas de decisão sobre licitação. “Além disso, é preciso a colaboração na divulgação e realização de campanhas para participação popular e elaboração de grupos de trabalho e consultorias que possam subsidiar o processo de concessão do transporte coletivo de Cuiabá, não deixando isso apenas nas mãos do Poder Público”, disse.

 

Um evento com especialistas deverá ser realizado pelo CDL em março próximo para aprofundar o tema, explicou Célio Fernandes.

 

Leia também:
Workshop debate indicadores de sustentabilidade em cidades
Ônibus elétrico da UFSC lança campanha para manter o projeto
Mais de 70% dos acidentes de trânsito em Cuiabá envolvem motociclistas
Estrutura cicloviária de Cuiabá (MT)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário