Bike PE aumenta número de viagens em 434%

Outro dado significativo é referente aos usuários cadastrados no projeto do Grande Recife no último ano, que teve aumento de 2.738%

Notícias
 

Fonte: Folha de Pernambuco  |  Autor: Folha de Pernambuco  |  Postado em: 12 de março de 2019

Bicicletas compartilhadas no Recife: grandes avanç

Bicicletas compartilhadas no Recife: grandes avanços

créditos: Luiz Fabiano/Seturel-PE

O projeto Bike PE, desenvolvido há cinco anos pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Seturel PE), registrou aumento de 434% no número de viagens no Grande Recife no último ano.

 

Segundo a Tembici, empresa que desenvolve o projeto das bicicletas compartilhadas, mais de 80 estações e 800 bicicletas estão à disposição dos usuários do Bike PE. A empresa divulgou ainda que, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, houve um aumento de mais de 2.738% no número dos usuários cadastrados.

 

A Tembici acredita que fatores externos, como a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, e o aumento do preço do combustível, em setembro de 2018, contribuíram para esse avanço. 

 

Os dados da empresa mostram ainda que os maiores picos de uso são em dias úteis, das 8h às 9h e das 17h às 19h, e aos finais de semana das 10h às 12h. O tempo médio de viagem também varia; durante a semana é de 22 minutos e aos finais de semana a média é de 35 minutos. 

 

O balanço também aponta que os usuários de bikes compartilhadas utilizam o modal principalmente para curtas distâncias dentro de até cinco quilômetros. No Recife, os trajetos mais percorridos são os das regiões universitárias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já que, segundo a empresa, as pessoas utilizam o serviço para ir de um ponto a outro, dentro da própria UFPE.

 

Leia também:
Bike Sampa testa bicicletas elétricas em SP
O Brasil que pedala: a bicicleta nas cidades
Economia da bicicleta ganha força em Fortaleza
Ciclistas do Recife "descomemoram" atraso do plano cicloviário
Bicicletas compartilhadas para crianças chegam ao Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário