Ciclistas do Recife "descomemoram" atraso do plano cicloviário

Com bolo gigante e Ação Civil Pública, ativistas da Ameciclo fazem hoje (5) protesto contra os cinco anos de atraso na implantação do Plano Diretor Cicloviário

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Ameciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2019

Estrutura cicloviária atrasada no Recife gera prot

Estrutura cicloviária atrasada no Recife gera protestos

créditos: Ameciclo/ Acervo


Com direito a bolo gigante e parabéns coletivo em frente ao Fórum da cidade, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) realiza nesta terça-feira (5) o “desaniversário oficial" de cinco anos do Plano Diretor Cicloviário (PDC). 

 

 

A Associação já havia ajuizado no dia de ontem (4) uma Ação Civil Pública para cobrar das autoridades a implantação integral do PDC na Região Metropolitana do Recife (RMR) e a suspensão pela Prefeitura das obras viárias na Av. Conde da Boa Vista (Centro), que não contemplam ciclovias ou ciclofaixas. 

 

Com previsão de mais de 500 km de estrutura para a bicicleta na RMR, o PDC tem data limite para ser concretizado de dez anos. Até agora, no entanto, e já na metade desse prazo, foram implantadas apenas perto de 16% das ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas previstas. 

 

Descomemoração
O “desaniversário” dos ciclista pernambucanos será hoje, a partir das 15 horas, em frente ao Fórum do Recife, no bairro de Joana Bezerra. Já a ação pública na Justiça, que pede a efetivação do Plano pelo Estado e pelos municípios e a suspensão das obras viárias da Av. Conde da Boa Vista foi encaminhada ontem. 

 

As obras na Av. Conde da Boa Vista, anunciadas no final do ano passado, conforme denunciam os ativistas, contrariam o previsto no próprio PDC para a região.

 

Outro ponto denunciado na Ação é a parca implantação (cerca de 16%) da estrutura cicloviária prevista para toda a RMR. Segundo dizem, essa estrutura é essencial para oferecer segurança aos que pedalam e evitar colisões e mortes que tem sido frequentes nessas áreas da cidade. 

 

A Ameciclo ainda cobra da prefeitura a apresentação de um cronograma de execução do PDC e a suspensão de qualquer licitação ou obra na Av. Conde da Boa Vista em desacordo com o Plano Cicloviário. Mencionam na Ação que, embora 15 cidades da região metropolitana devam implantar o PDC até 2024, oito delas sequer deram início a obras. Além disso, o documento lembra a omissão da esfera estadual, responsável no Plano por aproximadamente 41% de toda a estrutura prevista.

 

A cidade do Recife, por exemplo, conta atualmente com 249,22 km de infraestrutura cicloviária implantada, o que representa menos de 19% do previsto. 

 

“(...) Ao longo destes cinco anos, as muitas mortes acontecendo nas vias em que estavam previstas estruturas para o uso de bicicleta e a total omissão dos municípios e do Estado para a implementação do PDC foram o que nos motivou a provocar, desta vez, o poder judiciário”, explica Denes Menezes, advogado da Ameciclo.

 

Leia também:
Bicicletas compartilhadas para crianças chegam ao Recife
Ciclistas do Recife ganham aplicativo colaborativo de rotas seguras
Recife quer ruas mais lentas para a segurança de pedestres e ciclistas
Falta de ações compromete efetividade de Plano de Mobilidade do Recife

Bike PE terá o dobro de estações a partir de 2019, anuncia governo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário