Chile anuncia nova linha de trem metropolitano em Santiago

Além da extensão ferroviária, o presidente do país vizinho anunciou na semana passada que serão retomadas as obras de várias linhas do metrô na capital

Notícias
 

Fonte: Via Trólebus/ EFE  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de maio de 2019

Estação Central, em Santiago: novas linhas de trem

Estação Central, em Santiago: novas linhas de trem e metrô

créditos: Reprodução


A região metropolitana de Santiago (Chile) deve ganhar uma nova linha de trem metropolitano, com 25 km de extensão, ligando a capital do país à comuna de Malloco. 

 

A informação foi dada pela Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE), e as obras são previstas para iniciar no próximo ano. A nova ferrovia - anunciada como a maior obra sobre trilhos das últimas décadas - deve ser inaugurada em 2025.

 

Os planos foram divulgados na semana passada pelo próprio presidente do Chile, Sebastián Piñera, que ainda falou na extensão da linha 3 do metrô de Santiago, até Batuco e Tiltil. O Ministério dos Transportes informou que desde dezembro de 2017 há um estudo de engenharia básica concluído para essas obras.

 

A EFE tem planejado um serviço suburbano entre Santiago e a cidade-dormitório de Melipilla, a 61 km a sudoeste de Santiago, desde meados da década de 1990. Malloco fica a meio caminho entre Santiago e Melipilla.

 

O projeto, que pretende ligar 8 comunas (pequenos municípios) chegou à fase de licitação, mas não houve interessados devido a uma subestimada exigência de orçamento e desacordos entre a EFE e a Metrô de Santiago sobre a localização do terminal do centro da cidade.

 

No entanto, a operadora não abandonou o projeto e a primeira etapa até Malloco fazia parte do plano de desenvolvimento entre 2014 e 2016. Os trabalhos não foram iniciados pela falta de aprovação ambiental.

 

Extensão do Metrô de Santiago

O Metrô de Santiago planeja concluir as novas linhas 7, 8 e 9, bem como as extensões para as linhas 2, 3 e 4 até 2026. Com isso, a rede passará de 160 km para 296 km.

 

Leia também:
Metrô de Buenos Aires inaugura extensão de linha este mês
Chile recebe 100 ônibus elétricos da BYD
Metrô chileno vai operar com 60% de energia eólica e solar
Novo trem expresso inicia operação na RMSP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário