Chile inaugura serviço de trem rápido nesta sexta-feira (19)

Começa a operar no país vizinho o "trem mais veloz da América do Sul", como é considerado. Trem atinge 160 km/h, e liga capital Santiago a Curicó em menos de duas horas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ EFE Trenes de Chile  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de janeiro de 2024

Trem irá de Santiago a Curicó, ao sul, em menos de

Trem irá de Santiago a Curicó, ao sul, em menos de 2 horas

créditos: Reprodução

O Chile avança nas políticas de incentivo ao transporte ferroviário e inaugura, nesta sexta-feira (19), um novo serviço de trens rápidos. Em menos de duas horas, o novo trem conectará a capital Santiago à cidade de Curicó, na região do Maule, a 193 km rumo ao sul. No meio do trajeto, em Rancagua, uma comuna da província de Cachapoal, haverá uma parada. 

 

A empresa estatal EFE Trenes de Chile é quem idealizou a linha e controla o serviço. O "trem mais veloz da América do Sul", como está sendo chamado, atinge velocidade de 160 km/h, e faz seu trajeto - da Estação Central a Curicó - em menos 20 minutos do que os trens convencionais. 

 

Cada composição tem quatro carros, e capacidade para 238 passageiros. Serão três viagens diárias, com dois tipos de atendimento: expresso, com duas paradas, e outro regular, com quatro paradas. 

 

Durante a viagem, o passageiro tem à disposição os seguintes serviços: cafeteria e serviço a bordo, espaços para malas, poltronas reclináveis com mesa individual, poltronas com espaços e mesa central, sistema de LED no interior de dois carros e tecnologia bimodal que pode operar tanto em modo elétrico quanto diesel. 

 

Leia também:
Chile terá trens considerados os mais velozes da América do Sul
Chile anuncia nova linha de trem metropolitano em Santiago
Santiago, no Chile, recebe 10 novos ônibus elétricos, com dois pisos
Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário