Santiago, no Chile, recebe 10 novos ônibus elétricos, com dois pisos

Capital chilena acelera a transição da frota de transportes e deve terminar o ano com mais de 2.000 ônibus a bateria

Notícias
 

Fonte: BYD/Red Movilidad  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de agosto de 2023

Ônibus de dois andares no pátio, em Santiago

Ônibus de dois andares no pátio, em Santiago

créditos: Red Metropolitana de Movilidad


O sistema de ônibus de Santiago, no Chile, acaba de receber os primeiros dez ônibus elétricos de dois andares que farão parte do sistema Red Metropolitana de Movilidad.

 

São 10 unidades BYD B12C01, com um design desenvolvido para ter maior autonomia. Os ônibus, especialmente projetados para o Chile, têm 12,128 m de comprimento e 4,170 m de altura, com um peso aproximado de 16,5 toneladas. Os novos veículos têm capacidade para 100 passageiros nos dois pisos, com 70 assentos, incluindo assentos especiais para pessoas obesas e uma área preferencial para cadeiras de rodas. Ainda conforme a nota divulgada pela BYD chilena, os veículos também contam com ar-condicionado, entradas USB e wifi.O carregamento das baterias pode ser feito em duas horas, permitindo uma autonomia de 280 km, conforme a fabricante .

 

A eletrificação dos ônibus de Santiago foi iniiciada em 2017, com dois veículos. Um ano depois foram incorporados mais 100, e para este ano, somando os 10 ônibus de dois andares, a cidade ultrapassará os 2.000 veículos 100% elétricos, ou cerca de 30% da frota total de Santiago. Conforme a nota da BYD, o Chile tem hoje a maior frota de elétricos fora da China. Para comparação, em São Paulo existem pouco mais de 200 ônibus elétricos em circulação

 

Embora com circulação restrita à área mais central da Região Metropolitana, a rápida expansão da frota foi conquistada com uma rede de alianças envolvendo a fabricante chinesa, a operadora local do transporte e a a concessionária de energia da capital chilena.


Redução de poluentes
Localizada nas fraldas da Cordilheira dos Andes, Santiago adotou desde os anos 1970 uma série de medidas para proteger sua população contra os efeitos dos gases gerados pela indústria, geração de energia e transportes. No inverno, por exemplo, há restrições à circulação de veículos mais velhos, há alarmes para a redução de atividades ao ar livre, enfim uma série de etapas de redução de atividades na cidade.

 

Veja mais fotos dos ônibus:

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!


Leia também:
Como incluir ônibus elétricos nas cidades
Chile terá os trens mais velozes da América do Sul
De Santiago a Shenzen: ônibus elétricos estão movendo cidades
Transição elétrica, o (bom) exemplo do Chile


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário