Ruas do Porto, em Portugal, fecharão um domingo ao mês para carros

Aprovada ontem (12) pela Assembleia do Porto, decisão é que, um domingo por mês, ruas, quarteirões ou mesmo bairros abram ao pedestre, só para uso e lazer da população

Notícias
 

Fonte: Público/ Mobilize (edição)  |  Autor: Mobilize  |  Postado em: 13 de junho de 2019

Portugueses aprovam rua de lazer um domingo ao mês

Portugueses aprovam rua de lazer um domingo ao mês

créditos: Miguel Nogueira/porto.pt

A cidade do Porto, em Portugal, acaba de aderir à iniciativa das ruas de lazer, tal como já ocorre em São Paulo e em outras partes do mundo. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (12) pela Assembleia Municipal, e determina que a administração promova a abertura de ruas - ou até de quarteirões - aos pedestres, em um domingo ao mês, para atividades de lazer da população, sem a circulação de carros. 

 

"Aquilo que propomos [em regime experimental] é que um domingo em cada mês, em cada uma das freguesias na cidade do Porto, se selecione um conjunto de ruas - que pode ser desde uma rua a um bairro inteiro - em que se limite a utilização de automóveis", explicou o deputado Pedro Lourenço, do Bloco de Esquerda (BE).

 

Na mesma noite, os parlamentares aprovaram ainda a adesão da cidade a duas outras ações de mobilidade sustentável: participação na Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema Caminhar e Pedalar em Segurança, e no Dia Mundial Sem Carros, que acontece no dia 22 de setembro.

 

Leia também:
Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres
Paulista ficará aberta por mais tempo aos domingos
Quando a rua é nossa
Uma avenida para pedestres, em Buenos Aires
Bogotá fez ontem (7) seu primeiro 'dia sem carro' de 2019
O espaço público como objeto de transformação social


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário