Programa pede respeito e prioridade ao pedestre no Rio

Campanha lançada hoje (2) traz ações educativas e aulas de capacitação no trânsito a motoristas e motociclistas. Tudo para reduzir o alto índice de atropelamentos no RJ

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Rio (site)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de julho de 2019

Faixa alerta motos e carros sobre o respeito ao pe

Faixa alerta motos e carros sobre o respeito ao pedestre

créditos: Paulo Sérgio/ Prefeitura do Rio

Foi lançado nesta terça-feira (2) um programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que pretende reduzir os acidentes de trânsito na cidade, por meio de campanhas e ações educativas nas ruas. A ação Respeite o Pedestre prevê, entre outras iniciativas, o treinamento e a capacitação para motoristas dos órgãos municipais, além de condutores de táxis e ônibus. 

 

O município do Rio lidera o ranking estadual de mortes (219 casos) e lesões corporais (4.648) no trânsito, segundo dados, de janeiro a maio de 2019, do Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo estadual. 

 

O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Ordem Pública e de Transportes, a CET-Rio e a Guarda Municipal, e será coordenado por um grupo de trabalho interdisciplinar com técnicos dos quatro órgãos, sendo presidido pela CET-Rio. 

 

"Os números de acidentes e mortes no trânsito são alarmantes no país. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, o Brasil gasta R$ 10 bilhões por ano com pessoas feridas no trânsito. E 40% das vítimas têm menos de 29 anos. Por isso, é preciso um esforço adicional das autoridades e entidades civis para conscientizar motoristas e pedestres", afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.

 

Capacitação e ações públicas

O primeiro passo será a criação de cursos de atualização para motoristas habilitados nos órgãos da Prefeitura, com a capacitação dos profissionais da própria instituição sobre leis de trânsito, com foco na proteção ao pedestre. As aulas da primeira turma, de um total de 900 agentes, estão previstas para começar no dia 15 de julho. 

 

Numa segunda fase, o programa ampliará o treinamento para prestadores de serviço - taxistas e motoristas de ônibus. Atividades que envolvam outras formas de atingir o público e integrar órgãos estaduais, como o Detran, também serão estimuladas pelo projeto.

 

Em locais com alto índice de atropelamentos e grande concentração de pessoas, como as portas das escolas, a campanha prevê ações de conscientização para motoristas e população em geral. 

 

Dicas para o motorista e o motociclista

Como a ideia da campanha é, acima de tudo, valorizar o pedestre, explicam seus organizadores, serão repassadas aos motoristas de carros e motos regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como a de que, mesmo o sinal estando aberto aos carros, o pedestre tem sempre prioridade na travessia da faixa. E será reforçada a noção de que o motorista e o motociclista devem aguardar e colaborar para tornar o trânsito da cidade mais seguro. 

 

Além disso, serão passadas outras recomendações de especialistas em trânsito, tais como:

- Respeite a faixa de pedestres;

- Ao se aproximar da faixa, dê toques de advertência pisando levemente no freio. Assim, você avisa os outros motoristas de sua intenção de parar;

- Ao trafegar em vias de grande circulação de pessoas, diminua a velocidade – especialmente nos pontos onde a sua visão esteja obstruída;

- Observe sempre os pedestres. É comum eles fazerem contato visual no momento da travessia;

- Atenção aos idosos, cadeirantes, pessoas usando muletas ou andadores, mulheres grávidas ou com crianças de colo: são pedestres que costumam atravessar a faixa mais lentamente.

 

Leia também:
Niterói, com o pior trânsito, planeja a mobilidade
Cobertura de segurança no trânsito: um guia para jornalistas
Até quantas infrações um motorista pode cometer?
Nota pública critica desativação de radares nas estradas
Cidades do Brasil devem reduzir velocidades, recomenda OMS


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário