Meio-dia é o novo horário de pico da região metropolitana de SP

É o que revela a Pesquisa Origem Destino 2017 anunciada hoje (3) pelo Metrô de SP. Outro dado importante: o tempo de deslocamento das pessoas diminuiu, em todos os modos

Notícias
 

Fonte: Metrô de SP (site)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de julho de 2019

Região Metropolitana de SP tem 5,2 milhões de viag

Região Metropolitana de SP tem 5,2 milhões de viagens/dia

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Pesquisa Origem Destino (OD) 2017, apresentada nesta quarta-feira (3) pelo Metrô de São Paulo, vem atualizar diversas informações sobre mobilidade urbana, e destaca um novo dado: o horário do meio-dia tornou-se o mais movimentado na Região Metropolitana de São Paulo, com 5,2 milhões de viagens diárias. Pelos resultados, o movimento do meio-dia passou os picos da manhã e da tarde.

 

Segundo o levantamento de 2017, os picos da manhã e da tarde registraram 4,5 milhões e 4 milhões de viagens, respectivamente, número que representa um aumento de 30% em relação ao ano da pesquisa anterior (2007). A pesquisa OD considera viagens feitas por modo motorizado - metrô, trem, ônibus, automóveis e motocicletas - e as não motorizadas, realizadas por bicicleta ou a pé.

 

Menos tempo no transporte público 

Outro destaque da pesquisa foi a redução de 10% no tempo médio de viagem das pessoas nos transportes coletivos na Grande São Paulo. A média atual fica em 60 minutos, contra 67 minutos em 2007. De forma geral, o tempo médio das viagens em todos os modos caiu 14%: de 39 para 34 minutos, entre 2007 e 2017. 

 

A maior queda ocorreu nos modos não motorizados (bicicleta ou a pé), cujo tempo médio caiu 24%, passando de 17 para 13 minutos.

 

Nas viagens motorizadas, o resultado final da OD 2017 consolidou o grande aumento das viagens por transporte sobre trilhos (metrô e trem). A taxa de crescimento de 53% neste sistema está relacionada aos investimentos na ampliação da rede de metrô, que cresceu 46% (28,4 km) entre 2007 e 2017, saindo de 61,4 km para 89,8 km de extensão, e também em melhorias na CPTM.

 

O grande destaque ficou com as viagens de táxi, que apresentaram crescimento de 414%, impulsionadas pela entrada em operação dos serviços demandados por aplicativos, com representatividade de 79% do total de viagens desse modo. Já o automóvel mantém a dianteira como o responsável pela maior quantidade de viagens diárias: 11,3 milhões/dia. 

 

De 2007 a 2017, o uso das bicicletas aumentou 24%, passando de 304 para 377 mil viagens/dia. Desse total, 50% foi por motivo de distância curta.

 

O aumento dos deslocamentos feitos pelas mulheres através do transporte coletivo também chamou a atenção, com aumento de 10%, superando o índice de viagens do gênero masculino, que diminuiu 3%, no período de 10 anos. A apuração foi feita relacionando a quantidade de viagens com o número de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. No Metrô as mulheres já representam 56% dos passageiros transportados.

 

Pesquisa Origem Destino

Esta é a sexta edição da Pesquisa OD – o maior levantamento de mobilidade urbana realizado no Brasil. Os dados são apurados a cada 10 anos pelo Metrô e, a partir dos resultados, é possível entender a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam na região metropolitana. Isso possibilita o mapeamento dos deslocamentos e das atividades econômicas da Grande São Paulo para o planejamento do transporte público.

 

Na edição de 2017, foram 11 meses de trabalho para a coleta das informações com mais de 156 mil pessoas nas 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo. As entrevistas foram feitas em residências, rodovias, aeroportos e terminais rodoviários.


Veja os resultados da Pesquisa OD em https://www.mobilize.org.br/estudos/379/pesquisa-origemdestino-2017-metro-de-sao-paulo.html

 

Leia também:
Pesquisa Origem e Destino do Metrô de SP chega à 6ª edição
Cai o uso do ônibus em SP. Metrô, trens e apps crescem
Carro em SP: 60% das viagens estão entre 2 km e 5 km
Metade (53%) abandonaria o carro por outra opção de transporte
Muito tempo no trânsito aumenta o risco de depressão


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário