Cidade da França troca rede de VLP por VLTs

Para melhorar o desempenho e a capacidade de transporte, a cidade de Caen está substituindo seus Veículos Leves sobre Pneus pelo sistema de bondes sobre trilhos

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 29 de julho de 2019

Sistema de VLP que operava na região da Normandia

Sistema de VLP que operava na região da Normandia

Caen, cidade histórica ao norte da França, na Normandia, está trocando seu sistema de Veículo Leves Sobre Pneu (VLP) por outro sobre trilhos (VLTs). Ao todo, a troca se dá para uma rede de três linhas e 16,2 km de extensão.

 

O motivo é que o sistema anterior apresentava problemas operacionais desde que entrou em operação em novembro de 2002, o que não melhorou até ser interrompido no final de 2017.

 

Um ano antes, em 2016, a municipalidade fechou contrato com a Alstom de 52 milhões de euros para fornecer 23 VLTs (Citadis 305) de piso baixo. São estes os bondes que substituirão os VLPs. Com 33 m de comprimento, os trens têm capacidade para acomodar 210 passageiros.

 

A maior vantagem é que nova rede terá capacidade para 64 mil passageiros por dia, bem mais que os 42 mil transportados no sistema VLP.

 

Os bondes fazem parte da rede de transporte público Twisto de Caen, que também engloba ônibus, compartilhamento de bicicletas e trânsito para pessoas com mobilidade reduzida. A rede é operada pela Keolis sob um contrato de seis anos, que começou em janeiro de 2018.

 

Leia também:
Você sabe o que é o VLP?
O bonde moderno de Veneza
VLT da Baixada Santista ganha dois novos trens e reduz intervalo
Prefeitura não paga e VLT do Rio pode parar, diz operadora
Russos desenvolvem VLT autônomo
Paris amplia sua mais movimentada linha de VLT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário