Aprovada maior participação do setor privado no Pró-Transportes

Governo aprovou hoje (13) resolução que concede a concessionárias acesso a recursos do programa para investimentos em infraestrutura de transportes e mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: MDR (imprensa)  |  Autor: Mobilize Brasil/ MDR (imprensa)  |  Postado em: 13 de dezembro de 2022

Setor de transporte recebe acesso a recursos do go

Setor de transporte tem acesso a recursos do governo

créditos: Adenir Britto/PMSJC

Foi aprovada nesta terça-feira (13) pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS)  proposta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que visa expandir a participação do setor privado nas operações de infraestrutura urbana e ampliar a aplicação dos recursos do Programa Pró-Transportes.

 

Segundo a proposta, o acesso a financiamentos, com recursos do FGTS, passa a ser previsto para empresas participantes de consórcios e sociedades de propósito específico. Com este aporte, o setor privado poderá realizar intervenções de mobilidade urbana em regiões impactadas por concessão ou autorização de infraestruturas de transportes, como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos ou aeroportos.

 

“As intervenções devem contribuir para a melhoria da modalidade nos centros urbanos, a integração multimodal com a rede de transporte urbano, a ampliação das aplicações do Programa Pró-Transportes e o incremento do retorno das operações de crédito do FGTS”, explicou o secretário-executivo do MDR, Helder Melillo, durante apresentação da pauta ao Conselho.

 

Com isso, o governo espera uma melhor performance do programa Pró-Transportes. "Especificamente no setor de transportes, há uma expectativa de quase R$ 2 bilhões de investimentos já contratados por empresas concessionárias, tanto de rodovias como ferrovias”, comentou Rafael Magalhães Furtado, conselheiro representante do Ministério da Infraestrutura. 

 

"A proposta vai ampliar a possibilidade desses investimentos, vai reduzir custos para transporte e mobilidade urbana, além de, obviamente, trazer um resultado positivo para o FGTS e para a segurança em área urbana”, completou Furtado.

 

O Programa

O Pró-Transporte é gerenciado pelo MDR e tem como objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida e do acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais nas cidades brasileiras. Isso deve se dar por meio de investimentos em mobilidade urbana, compatíveis com as características locais e regionais, priorizando os modos de transporte público coletivo e não motorizados.

 

Podem acessar os recursos do programa estados, municípios, o Distrito Federal, órgãos públicos e gestores, concessionárias ou permissionárias, empresas participantes de consórcios que detenham a concessão ou permissão do transporte público coletivo urbano e Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs).

 

O MDR mantém um processo de seleção contínuo, permitindo que os proponentes apresentem propostas por meio do SeleMob. A partir daí, é feito o processo de enquadramento, validação e contratação. Contratada a operação, os recursos de financiamento serão desembolsados em parcelas, em conformidade com a evolução física do empreendimento.

 

A iniciativa está voltada ao financiamento dos setores público e privado para a implantação de projetos de mobilidade urbana e visa contribuir para a promoção do desenvolvimento urbano, econômico e social, bem como para a preservação do meio ambiente. Seu objetivo, assim, é garantir o retorno dos financiamentos concedidos e conferir maior alcance social às aplicações do FGTS.

 

Podem ser financiadas as seguintes modalidades: sistemas de transporte público coletivo; qualificação viária; transporte não motorizado; estudos e projetos; Planos de Mobilidade Urbana; e desenvolvimento institucional.

 

A Caixa Econômica Federal é o agente operador, responsável por monitorar e acompanhar o Programa Pró-Transporte, cuidando de vários aspectos, como a evolução física e financeira de contratos de financiamento, o acompanhamento de metas físicas e modais de transporte executados, dentre outros.

 

Garantias aceitas 

Também nesta terça-feira, o CCFGTS aprovou a ampliação do rol de garantias para financiamentos, com a inclusão de cessão, caução ou penhor de bens ou valores a receber (como cheques, duplicatas, parcelas de cartão de crédito, prestação de serviços etc.) livres de qualquer ônus, avaliados previamente.

 

Leia também:
Mobilidade urbana sustentável é tema de novo programa da TV Câmara
Desafios para 2023: promover mobilidade ativa e transporte coletivo
Novas tecnologias no transporte, pede carta aos candidatos à eleição
Governo inicia inscrições de municípios para auxílio ao transporte público
Organizações querem programa de ônibus elétricos para cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário