"Rio escolhe o caminho da mobilidade insustentável"

Anel viário de quase R$ 1 bilhão é retrocesso na política de transporte público. Leia a seguir artigo de especialistas reproduzido do jornal Folha de S. Paulo

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Clarisse Linke e Juciano Rodrigues*  |  Postado em: 07 de junho de 2023

Rio estará deixando de investir em transporte públ

Rio estará deixando de investir em transporte público?

créditos: Alexandre Macieira/ Riotur


Quando se preparava para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a Prefeitura do Rio de Janeiro prometeu uma "revolução nos transportes" com a implementação de sistemas de BRT, corredores dedicados aos ônibus (BRS) e o VLT no Centro.


Apesar das críticas à época, foram investimentos que priorizaram o transporte público coletivo. Parecia um caminho sem volta, alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana. No entanto, agora, quase dez anos depois, o poder municipal voltou a emitir sinais contraditórios sobre os rumos da política de mobilidade com a construção do Anel Viário de Campo Grande, principal bairro da zona oeste da cidade.

 

O projeto de quase R$ 1 bilhão, financiado pelo BNDES, reforça essa mudança de rumo, pois, claramente, privilegia o transporte individual em detrimento do transporte público coletivo. A obra inclui viadutos, mergulhão, túnel, ampliação e —principalmente— a duplicação de vias. Artefatos cada vez mais considerados anacrônicos em um mundo que sofre os impactos constantes e acelerados das mudanças climáticas. Sem dúvida, um retrocesso que coloca em risco avanços conquistados recentemente.

 

Mapa de interdições para as obras do anel viário de Campo Grande, zona oeste do Rio. Imagem: Prefeitura do Rio

 

Além disso, a obra está sendo executada com pouco espaço para debate público, levantando dúvidas sobre quem de fato será beneficiado. Com certeza, não será a maioria da população de Campo Grande, que depende exclusivamente do transporte coletivo. Ao mesmo tempo, a prefeitura parece ignorar dados conhecidos sobre a contribuição substantiva do transporte urbano para a emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, não resta dúvida de que investimentos focados na redução de poluentes têm impactos positivos no clima, na saúde pública e na economia. É inaceitável que uma cidade da importância do Rio comprometa recursos públicos para apenas priorizar a fluidez do trânsito em detrimento do transporte coletivo e da mobilidade ativa.

 

A prefeitura está perdendo ainda uma enorme oportunidade para reorientar o investimento em melhorias no transporte público, promovendo, por exemplo, a conexão do BRT já existente com outras regiões. É triste ver que, enquanto diversas cidades avançam em direção a uma mobilidade inclusiva e sustentável, o Rio parece tomar um caminho oposto. Apesar do discurso alinhado às preocupações com as mudanças climáticas, as ações concretas para enfrentar esses desafios estão sendo oferecidas de forma equivocada. Logo em uma cidade que, há pouquíssimo tempo, anunciou com pompas a criação de um Distrito de Baixa Emissão, que previa, inclusive, a transição para ônibus limpos. No principal destino turístico do Brasil, seria mais uma ação apenas "para inglês ver"?

 

 

VLT no centro do Rio: transporte sustentável, em circulação desde 2016. Foto: Reprodução

  

O investimento no anel viário concorre com as próprias metas de sustentabilidade e contradiz os discursos da prefeitura e do próprio prefeito Eduardo Paes (PSD), que, além de representante especial para a Agenda de Mudanças Climáticas na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), parece querer disputar também o título de representante do Carro, do Diesel e do Asfalto.

 

*Clarisse Linke é diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil) e membro do Conselho de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro. 

*Juciano Rodrigues é doutor em urbanismo (UFRJ), pesquisador e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Observatório das Metrópoles (Ippur/UFRJ) e do Conselho de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
"O estímulo ao transporte individual é desastroso"
Crise dos trens no RJ não é de hoje: falta transparência e serviço é ruim
Sai ônibus, entra bonde: a VLTzação do BRT no Rio
Sua cidade pode reduzir as emissões de poluentes. Veja como
Ofício à Prefeitura do Rio pede a redução da velocidade no trânsito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário