Pintura em escadarias e calçadas alegram vida de comunidade em Maceió

Painéis em cores vivas marcam o projeto do governo de requalificação de equipamentos de mobilidade urbana nos bairros periféricos da capital alagoana

Notícias
 

Fonte: Agência Alagoas  |  Autor: Mobilize/ Agência Alagoas  |  Postado em: 13 de setembro de 2019

Imagens figurativas que remetem a espaços públicos

Imagens figurativas que remetem a espaços públicos na grota

créditos: Lívia Holanda

Em Maceió (AL), um projeto de mobilidade urbana a cargo do governo estadual - o Vida Nova nas Grotas - vem promovendo a requalificação de equipamentos urbanos, com novas escadarias drenantes, pontilhões e passeios, em diversos bairros periféricos da capital. 

 

Além das obras de infraestrutura, faz parte do programa de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) os trabalhos de pintura artística nos muros das casas e nas áreas de convivência das chamadas grotas. Os painéis passaram a ser vistos como uma marca registrada do programa, e são um sucesso entre a população por trazerem mais cores para o seu dia-a-dia.  

 

Escadaria requalificada e destacada por pintura em cores vivas. Foto: Lívia Holanda

 

Painéis retratam  o conjunto de casas da caomunidade. Foto: Lívia Holanda

 

Para Mirian Gomes, líder comunitária da Grota do Pau D’Arco, a autoestima da população se elevou depois que o colorido tomou conta da comunidade. “Quem tinha casa aqui e estava querendo vender, já desistiu. Agora, a gente sente orgulho de morar aqui, por que tá tudo lindo”, garante.

 

É o que pensa também o diretor interino no Departamento de Pesquisa e Capacitação do ONU-Habitat, Claudio Acioly Júnior, para quem experiências brasileiras e internacionais exitosas como essas fazem crer que a introdução de cores em construções e paisagens urbanas melhora a qualidade do espaço residencial, com efeitos positivos no comportamento das pessoas.

 

O artista visual Karllus Brow, que fez pinturas em aproximadamente dez grotas de Maceió pelo Vida Nova nas Grotas, conta que o trabalho é feito de maneira personalizada para que a pintura reflita o espírito de cada comunidade.

 

Karllus Brow: pinturas devem refletir o espírito da comunidade. Foto: Lívia Holanda

 

“Antes de fazer cada arte, a gente vai lá, observa o ambiente, o cotidiano das pessoas e cria, com base nisso, de acordo com o clima que a gente sente, o que a grota representa para quem é de lá. Muitas vezes as pessoas sugerem diretamente elementos que querem que estejam presentes nas artes. Essa construção é muito legal e, nós, artistas que tivemos a oportunidade de participar do programa, temos muito orgulho disso. É gratificante ter nossa identidade artística ilustrando as paredes e os muros da periferia de Maceió”, declara Karllus Brow.

 

Leia também:
Graffiti: transformando paisagens, ocupando lugares
Curitiba inaugura neste sábado (22) mural sobre mobilidade urbana
Escadarias de Diadema (SP) ganham pintura, reparos e iluminação
Cores são a marca de ônibus colombianos
Escadaria na zona sul de SP será transformada em área de lazer


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário