Escadarias de Diadema (SP) ganham pintura, reparos e iluminação

Município da Grande SP desenvolve programa de revitalização de 118 escadas para melhorar a mobilidade, embelezar ambiente e criar novos espaços convidativos à população

Notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de maio de 2019

Valor estético do branco sobressai na pintura da e

Valor estético do branco sobressai na pintura da escada

créditos: Thiago Benedetti

Nos cinco primeiros meses de 2019, cerca de 40 escadarias do Centro e vários bairros de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, receberam serviços de melhorias como alinhamento, nivelamento e restauração de degraus, conservação de corrimãos, pintura e iluminação. 

 

Chama a atenção nas imagens que a pintura, ao adotar uma solução simples - a tinta branca de cal -, mesmo talvez não intencionalmente, conferiu a esses locais certo "ar mediterrâneo". E, importante, ao proporcionar mais claridade, aumentou a segurança de quem faz uso dos degraus como atalho a pé em seus deslocamentos.

 

A iniciativa faz parte do Programa “Nossa Escada, Seu Acesso – Você e Diadema Ainda Mais Perto”, que tem como objetivo devolver a mobilidade urbana a pé, com a eliminação dos buracos e a regularização do piso das escadas. 

 

Foto: Thiago Benedetti/ Prefeitura de Diadema

 

A limpeza é outro ponto positivo, já que as equipes da prefeitura vêm fazendo a retirada de mato e, em alguns casos, de entulho. Nova pintura, substituição de iluminação, quando necessário, e reparos deixam o ambiente mais bonito e seguro para quem usa as escadarias da cidade. Além disso, é feito reparo de galeria de águas pluviais e outras melhorias que eliminam infiltrações nas casas vizinhas às escadarias.

 

As escadarias da Rua Gaivota, no Campanário, e da Rua dos Cedros, no Eldorado, são algumas das que passaram por essas modificações. A escadaria da região norte recebeu mais degraus, o que permitiu que a escada ficasse no padrão correto, e também foi instalado corrimão. Já na da região sul, foi feito reparo na mureta, no gradil, além dos degraus. “É importante fazer manutenção sempre. Ficou bom para quem passa aqui”, relatou Nilo César Damasceno, morador do bairro Sapopema há 40 anos. 

 

Foto: Thiago Benedetti/ Prefeitura de Diadema

 

Para realizar as melhorias, foram investidos R$ 350 mil. A previsão é que até o fim do ano o programa revitalize 118 escadas da cidade.

 

Leia também:
Escadaria na zona sul de SP será transformada em área de lazer
Concurso quer revitalizar escadarias do Jardim Ângela em SP
A cidade que fez das escadas rolantes meio de transporte público
O espaço público como objeto de transformação social
O que nos move? Cinco (ou mais) motivos para lutar por cidades caminháveis




 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário