Cores são a marca de ônibus colombianos

Ônibus tradicionais coloridos sobrevivem e convivem com metrô, VLTs, BRTs e teleféricos. Serão elétricos ou autônomos no futuro?

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de dezembro de 2018

Chiva típica colombiana

Chiva típica colombiana: herança de velhos caminhões

créditos: www.colombia.co

Medellin, na Colômbia se tornou uma referência internacional em mobilidade urbana sustentável. A partir dos anos 2000 a cidade implantou ciclovias, sistema de bicicletas compartilhadas, o famoso teleférico Metrocable e escadas rolantes nos bairros mais acidentados e periféricos. Nos últimos anos a cidade ganhou linhas de bondes modernos, os VLTs, tudo integrado ao metrô da cidade, que circula elevado, no vale do rio Medellin. 

 

Antes dessa renovação urbana, os moradores contavam apenas com os ônibus, as "busetas" e "chivas". São pequenos ônibus multicoloridos, cada um decorado ao gosto do motorista ou do dono dos veículos. Verdadeiras obras de arte naif, as chivas surgiram a partir de carrocerias de caminhões dotadas de bancos simples e com o tempo a mesma estética foi sendo transferida para os ônibus mais modernos, as tais "busetas". 

 

Os veículos continuam por lá, um pouco mais discretos, mas os exemplares mais "psicodélicos" ainda circulam em outras cidades ou em linhas intercidades, como estes da foto, estacionados no pátio da Rodoviária de Medellin e fotografados no início de 2018. São veículos antigos, muitos sem condições adequadas para circular com segurança, e grandes geradores de uma poluição difusa em cidades como Cartagena, Santa Marta, Barranquilla e mesmo na capital, Bogotá, onde concorrem com o famoso e já combalido BRT Transmilênio. 

 

E são de tal maneira ligados à vida e à cultura da Colômbia (e também do vizinho Panamá) que provavelmente serão reciclados em versões modernas, elétricas e talvez até autônomas. Quem viver verá ;-)

 

Veja uma galeria com mais fotos

 

Leia também:
Motos invadem a Colômbia
Das 'busetas' ao Transmilênio: o transporte diversificado da Colômbia
Metrocable de Medellín, Colômbia
Transcaribe, o BRT de Cartagena, na Colômbia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário