Zona 30 e ciclorrota são implantadas em mais um bairro do Recife

Área de 1.090 m² do bairro Ilha do Leite passa a ter velocidade máxima de 30 km/h e espaço compartilhado entre carros e ciclistas. É a segunda Zona 30 na região central

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 18 de setembro de 2019

Áreas pintadas de verde são

Áreas pintadas de verde são "refúgios para pedestres"

créditos: Inaldo Lins/ Prefeitura do Recife

Ruas do bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife, passam a fazer parte da Zona 30, locais que têm a velocidade regulamentada reduzida para 30 km/h, a partir desta quarta-feira (18). A ação abrange uma área de 1.090 m² que passa a receber ciclorrotas - espaços compartilhados entre veículos motorizados e ciclistas. 

 

O trecho compreende as ruas General Joaquim Inácio, Francisco Alves, Senador José Henrique, Estado de Israel e a pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Esta é a segunda Zona 30 da capital, sendo a primeira localizada no Bairro do Recife, no Centro.

 

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a mudança é realizada para promover travessias mais seguras, rotatividade nos estacionamentos e rotas compartilhadas com ciclistas.

 

No Recife, ruas com velocidade regulamentada para até 30 km/h. Foto: CTTU/Divulgação

 

Refúgio para pedestres

Outra mudança é a implantação de refúgios de pedestres, que consistem em um redesenho nas interseções das vias para ampliar as áreas seguras de travessia e calçada. Além de encurtar a largura da via e diminuir o tempo de travessia do pedestre, a sinalização obriga o veículo a reduzir a velocidade durante a curva.

 

“Diferente do Bairro do Recife, a gente está criando essas áreas de refúgio, que é onde a via está pintada de verde, para dar maior segurança na travessia. Dá mais oportunidade para o pedestre”, explica o gestor de mobilidade sustentável da CTTU, Antônio Henrique Cavalcanti.

 

Nesta quarta-feira (18), os artistas educadores da Trupe da CTTU estão na Ilha do Leite para informar os motoristas sobre as modificações. As áreas afetadas pela mudança fazem parte da Rota Cicloviária Ilha do Leite, que tem conclusão prevista para o fim de setembro.

 

A estrutura, de 2,4 km de extensão, começa na Rua Francisco Alves, a partir da Rua dos Coelhos, seguindo pela Rua Praça Miguel de Cervantes e Rua Antônio Gomes de Freitas, até se conectar com as ciclorrotas das ruas Senador José Henrique, Jornalista Fernando Chacon, Estado de Israel, Elvira Carreira de Oliveira e Frei Matias Teves.

 

Além disso, as vagas de estacionamento em área pública já regulamentadas continuarão nos mesmos espaços, mas a implantação de vagas de Zona Azul está prevista para o dia 23 de setembro, para garantir a rotatividade de veículos.

 

Leia também:
Em cinco anos, Zona 30 reeduca condutores no Recife
Zona 30 é testado em dois quarteirões próximos a escolas em BH
Programa deve recuperar 130 km de calçadas no Recife até 2020
Cidades do Brasil devem reduzir velocidades, recomenda OMS
DF terá vias com velocidade máxima de 30 km/h

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário