A rua da escola vira um espaço de convivência em Campinas (SP)

Projeto requalifica entorno de escola na cidade paulista com parklet e outras intervenções, e faz acalmamento do tráfego instalando lombada, faixa e estreitamento da via

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ PMC  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de outubro de 2019

Um novo espaço de convivência no entorno do parkle

Um novo espaço de convivência no entorno do parklet

créditos: Arquivo PMC

No último final de semana, a cidade paulista de Campinas inaugurou sua primeira área urbana remodelada segundo os conceitos de "traffic calming", que pressupõe fazer interferências na via para tornar o trânsito mais seguro. E a escolha do local foi especialmente feliz, já que vai priorizar crianças em idade escolar - os 600 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Vicente Ráo, localizada no Parque Industrial, região sul do município.

 

As intervenções foram realizadas na rua Custódio José Inácio Rodrigues, que fica atrás da escola. Além do estreitamento da via para estimular a redução de velocidade dos carros e aumentar a segurança, foram implantadas ações como a instalação de lombada removível e faixa de pedestres.

 

Objetivo é acalmar o tráfego e aumentar segurança das pessoas. Foto: Arquivo PMC

  

Para requalificar o local como espaço de convivência para a comunidade, um parklet de 20 metros de extensão foi construído. Com mobiliário em madeira, o parklet se estende para além da calçada, permitindo que alunos, professores, funcionários da escola, além de moradores e população em geral possam ali se reunir com conforto e segurança. O espaço contempla ainda paisagismo, plantio de horta, biblioteca comunitária e pintura de amarelinha na calçada. 

 

Outros benefícios realizados pelo projeto incluem: revitalização da calçada e da sinalização horizontal em todo o entorno da escola; demarcação de vaga de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos; e implantação de paraciclos na área interna da escola.

 

Urbanismo tático

As ações integram o projeto Trânsito Feliz, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), baseadas em conceitos do "urbanismo tático", que prevê maneiras de repensar os espaços públicos para as pessoas a partir de mudanças e melhorias em pequena escala, de baixo custo e rápidas de construir.

 

Espaço da via é reduzido com ações de urbanismo tático. Foto: Arquivo PMC

 

Segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, ao propor a requalificação da rua e redução do espaço de circulação dos veículos, a intenção da administração é abrir caminho para uma "reapropriação do uso da via pelas pessoas". Ele explica que haverá um período de testes de dois meses, após o quê a prefeitura pretende replicar o projeto para mais de 20 outros locais do município em 2020.

 

O custo de execução do projeto foi estimado em R$ 50 mil, sendo que grande parte do investimento foi viabilizado por meio de parcerias.

 

Leia também:
Faixa com led no Amapá reforça a atenção do pedestre na travessia
Santos, no litoral de SP, vai ganhar três novos parklets
Ação urbana no Rio abre espaço da via para o pedestre
Parklets são regulamentados em Niterói (RJ)
Porto Alegre ganha rua com mais espaço para pedestres

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário