Campinas (SP) instala 100 novos abrigos de ônibus "Andorinha"

Programa de requalificação do transporte público completa a instalação em bairros de pontos padronizados, com cobertura, estrutura metálica e três assentos de concreto

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Campinas/Emdec  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de fevereiro de 2022

Renovação de 100 pontos de ônibus em Campinas (SP)

Renovação de 100 pontos de ônibus em Campinas (SP)

créditos: Divulgação/Emdec

Campinas, no interior paulista, acaba de renovar seu mobiliário urbano com a implantação de 100 novos abrigos “Andorinha”, distribuídos por nove áreas da cidade. O programa da Prefeitura Municipal pretende beneficiar os passageiros do transporte público nos bairros com mais dignidade, conforto e segurança. Assim, os novos abrigos substituem os precários pontos de embarque, antes demarcados por pontaletes.

 

De outubro a dezembro de 2021, foram instalados os primeiros 50 abrigos “Andorinha” nas regiões do Campo Grande, Ouro Verde, Sudeste e Viracopos. Os outros 50 abrigos, executados entre os meses de dezembro e janeiro, estão distribuídos por diversos bairros dos distritos de Nova Aparecida, Barão Geraldo e Sousas, e das regiões do Amarais, Parque Anhumas e Sudeste. 

 

Trata-se da primeira fase do programa de requalificação dos pontos de embarque de passageiros, encabeçado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).


Segundo a Emdec, a escolha dos locais para a colocação dos abrigos levou em conta critérios como volume populacional, alta demanda de usuários do transporte público e proximidade de pontos de interesse, como escolas ou postos de saúde. 

 

Renovação urbana, com a instalação de novos abrigos. Foto: Divulgação/Emdec

 

Agora, a Prefeitura estuda os próximos passos do programa, que buscará atender à demanda remanescente de pontos de embarque ainda sem cobertura na cidade.

 

Abrigos agora ganharam cobertura e outros itens de conforto para os passageiros. Foto: Divulgação/Emdec


Novos abrigos

Os abrigos chamados “Andorinha”, em alusão a um dos símbolos de Campinas, são modelos dotados de cobertura, estrutura metálica e três assentos de concreto, sendo um deles destinado a pessoas obesas. Juntas, são características que podem proporcionar mais conforto e segurança às pessoas que esperam pelo ônibus, acredita a administração. A implantação inclui ainda adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade (espaço delimitado para cadeirantes, sinalização tátil de alerta e piso direcional).

 

A padronização da identidade visual dos abrigos permite que os usuários visualizem as linhas que atendem ao ponto. Essa informação pode ser complementada com a utilização do aplicativo Cittamobi, que informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto. O app está disponível para download na Google Play e na App Store.

 

Características do abrigo Andorinha:

- Estrutura metálica;

- Bancos de concreto, com três assentos, sendo um deles destinado às pessoas obesas;

- Identificação visual: relação das linhas de ônibus que atendem ao ponto; 

- Acessibilidade: espaço delimitado para cadeirantes, instalação de sinalização tátil de alerta e piso direcional. 

- Medidas: 3 m x 1,8 m. 

 

Acesso ao transporte público nos bairros, em vias afastadas do centro. Foto: Divulgação/Emdec

 

Leia também:
Campinas (SP) promete 309 ônibus elétricos em seis anos
Ciclovia de 3,7 km em faixa de dutos é concluída em Campinas (SP)
Modelo dos novos abrigos de ônibus de Porto Alegre é divulgado
BUS: obra de arte e abrigo de ônibus
Contêiner vira abrigo de ônibus sustentável em Cuiabá


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário