Modelo dos novos abrigos de ônibus de Porto Alegre é divulgado

Modelo-referência que a Prefeitura anunciou hoje (13) para concessão do serviço traz painel digital, piso podotátil, cobertura, iluminação, fechamentos posterior/lateral

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ SMPE  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de outubro de 2020

Modelo de abrigo do tipo B, com três lugares

Modelo de abrigo do tipo B, com três lugares

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Porto Alegre

Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Porto Alegre divulgou o modelo-referência do que virão a ser os novos abrigos de ônibus da capital.

 

A imagem divulgada (veja acima) pela Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas não reflete necessariamente o que deverá ser o abrigo final instalado, pois deixa à futura concessionária a liberdade arquitetônica para desenhá-lo. Mas o layout serve para mostrar quais devem ser os itens obrigatórios dos equipamentos. Os abrigos do tipo A, por exemplo, precisam incluir: câmera de segurança (presente em 100 paradas) e painel de próximas chegadas (a ser instalado em pelo menos 150 pontos).

 

O modelo tipo A é para um abrigo de 4x2 metros, com quatro lugares e espaço para cadeirante. Além disso, deve ser equipado com três entradas USB, painel informativo, piso podotátil, cobertura, iluminação, fechamentos posterior e lateral, além de painel publicitário, que servirá como fonte de receitas da concessionária no futuro contrato. Já o modelo tipo B diferencia-se por ter a metragem de 3x2 metros, com três bancos, e inclui todos os demais itens, exceto as entradas USB. 

 

A concessão, informa a Prefeitura, deve partir da oferta mínima de 1.144 abrigos em 813 paradas, podendo chegar ao máximo de 5.325 em 4.163 pontos. 

 

Investimento

O investimento mínimo previsto é de R$ 29 milhões e o custo de manutenção está estimado em R$ 339 milhões. O contrato da concessionária com a prefeitura será de 20 anos.

 

A abertura dos envelopes dos interessados está prevista para 30 de outubro e o critério de julgamento para o vencedor é a maior oferta de abrigos. 

 

Leia também:
BUS, uma escultura e parada de ônibus
Boletim Mobilize #136: O frio no ponto de ônibus
Contêiner vira abrigo de ônibus sustentável em Cuiabá
Prefeitura de Salvador anuncia 70 ônibus climatizados e mapas em pontos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

José Roberto Isoppo - 12 de Junho de 2021 às 17:03 Positivo 0 Negativo 0

Dobramos as paradas de ônibus. zeisoppo@gmail.com

José Roberto isoppo - 03 de Dezembro de 2020 às 07:39 Positivo 0 Negativo 0

Dobramos paradas de ônibus. Dobramos as novas paradas de ônibus de cachoeirinha frente ao Big.

José Roberto isoppo - 03 de Dezembro de 2020 às 07:37 Positivo 0 Negativo 0

Dobramos paradas de ônibus. Dobramos a de cachoeirinha frente ao Big.

Clique aqui e deixe seu comentário