BUS: obra de arte e abrigo de ônibus

Instaladas em 2014, as três grandes letras funcionam como abrigo para quem espera o busão. E se tornaram uma atração lá em Baltimore (EUA)

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de agosto de 2020

BUS, obra de arte e parada de ônibus

BUS, obra de arte e parada de ônibus

créditos: Divulgação Coletivo Mmmm


Instalada em julho de 2014 na cidade de Baltimore, Maryland (EUA), a gigantesca escultura do coletivo espanhol Mmmm é também o ponto de ônibus em frente ao centro cultural e museu Creative Aliance.

 

Com quatro metros de altura, construídas com aço e madeira, as letras conformam a palavra BUS em um espaço divertido, para descansar, brincar, ler e até dormir enquanto as pessoas aguardam a chegada do ônibus. Ou como escreveram os artistas do Mmmmm: "BUS é um espaço para desfrutar a espera. Um lugar de encontro para esperar em companhia de alguém. Esperar dentro da escultura BUS faz com que o passar do tempo seja menos tedioso. É um lugar lúdico em meio ao ritmo acelerado da cidade, um lugar divertido para a inevitável espera em uma parada de ônibus".

 

A escultura, seis anos depois, continua útil para sentar, deitar e rolar :-)   Foto: Prefeitura de Baltimore

 

Em cada letra cabem de duas a quatro pessoas, em diferentes posturas de espera. No "S"  é possível deitar-se. O "B" é mais envolvente. E o "U" sugere a espera sentado...

 

Já se passaram seis anos e a grande escultura de metal e madeira continua lá, um pouco mais escura, envelhecida, mas íntegra, sem sinais de vandalismo, pichacões ou degradação. Sinal de que foi adotada pela população.

 

Para saber (e ler) mais), acesse o site www.mmmm.tv ou - se estiver por lá - visite a obra no Creative Alliance at The Patterson. 3134 Eastern Ave., Baltimore MD 21224.

 

Leia também:
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte público
Arte nos trens para evitar a transmissão da Covid-19
Walking Men Worldwide: bikes e pedestres em arte pública
Artista alemão "hackeia" Google Maps e cria engarrafamentos virtuais



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário