Arte nos trens para evitar a transmissão da Covid

Metrô de Meddelín, na Colômbia, convida artistas do grafitti para sinalizar o distanciamento mínimo nos trens e estações

Notícias
 

Fonte: El Mundo/Meddelín  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de junho de 2020

Artistas no metrô de Meddelín

Artistas do "Mesa de Arte Urbano" no metrô de Meddelín

créditos: Manuel Saldarriaga


Trens do metrô de Meddelín, na Colômbia, estão ganhando uma divertida sinalização para orientar os passageiros sobre as distâncias de segurança necessárias para evitar a transmissão do coronavírus. A intervenção está sendo realizada pelo coletivo "Mesa de Arte Urbano del Grafiti" a convite da companhia que gerencia o sistema de metrô da cidade. Basicamente, o grupo aplicou pegadas no piso das composições para indicar as posições "corretas" que devem ser ocupadas pelos passageiros, de forma a manter, no máximo, 35% da capacidade do sistema, conforme a exigência do Governo Nacional.


O trabalho foi iniciado no sábado (2), quando o teste-piloto foi realizado em dois vagões para avaliar a durabilidade da pintura, facilidade de limpeza e possibilidade de retirada após a crise da saúde. Nesta semana, a intervenção foi retomada nos demais trens do metrô, em um total de 114 vagões. Em alguns trens, os mais antigos, que têm piso de borracha, a equipe utilizou pintura com aerossóis. Nas composições mais modernas, a sinalização colorida foi realizada com adesivos.


Trem em operação Foto: Manuel Saldarriaga

 


A proposta nasceu a partir das orientações do Governo Nacional da Colômbia, que exigem a ocupação máxima de 35% da capacidade dos sistemas de transporte público. Para atender a essa diretiva, o metrô realizou também outras ações, como a marcação dos assentos "proibidos", aqueles que as pessoas não devem ocupar para manter a distância de isolamento. E também a colocação de avisos sonoros e placas com advertência em todas as estações e trens, além da circulação de uma "tropa pedagógica" nos trens para promover o autocuidado e a corresponsabilidade.

 

Artista da equipe de intervenção Foto: Manuel Saldarriaga



Na intervenção, cada artista teve a possibilidade de misturar as cores livremente, em cada par de pegadas. A iniciativa também significou um alívio econômico para os artistas, porque seu trabalho - realizado nos espaços urbanos -  teve que ser interrompido pela pandemia.


Leia também:
Peso do trem indica o distanciamento social seguro na Inglaterra
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
Bicicleta e máscara: o jeito mais seguro de se locomover
Itália oferecerá 500 euros para pessoas comprarem bicicletas
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário