Auditoria e documentário revelam como estão as ciclovias de BH

Ciclistas vistoriam toda a malha cicloviária da capital mineira. Resultados dessa ação e um filme inédito sobre o trabalho têm lançamento nos dias 13 e 14 de novembro

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ BH em Ciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de novembro de 2019

Prancheta na mão, ciclista anota dados sobre ciclo

Prancheta na mão, ciclista anota dados sobre ciclovia em BH

créditos: BH em Ciclo

Toda a infraestrutura cicloviária da capital mineira está sendo vistoriada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, a BH em Ciclo, desde outubro de 2018. Agora, após mais de 200 km de pedaladas e de concluída a vistoria de aproximadamente 90 km de malha cicloviária, o grupo de ativistas se prepara para uma apresentação dos resultados dessa inspeção.  

 

A iniciativa trouxe resultados inesperados, contam os ciclistas. Um deles foi descobrir que a quantidade de quilômetros cicloviários de Belo Horizonte, divulgada oficialmente pela BHTrans em aproximadamente 89 km, não está correta. Outra revelação é que há inúmeras estruturas cicloviárias na cidade sem nenhuma sinalização, o que as desconfiguraria como ciclovias, explicam os coordenadores. 

 

Segundo a BH em Ciclo, o que permitiu conhecer quais são os melhores e os piores trechos das ciclovias, e conferir uma nota para cada ciclovia, além de uma nota para toda a cidade, foi a metodologia aplicada. No caso, foi utilizado o IDECiclo - Índice de Desenvolvimento Cicloviário, em 17 parâmetros.

 

Nas palavras de Amanda Corradi, uma das coordenadoras do IDECiclo, "a aplicação do índice fornecerá subsídios à formulação de políticas e projetos que estejam em consonância com os objetivos estratégicos do Plano de Mobilidade (PlanMob-BH) da cidade e também com o PlanBici -  Plano de Ação para Mobilidade Urbana por Bicicleta."

 

Ciclistas em ação, medindo a largura de uma ciclovia em BH. Foto: BH em Ciclo


Para a divulgação desse trabalho, a BH em Ciclo organizou dois eventos na semana que vem: 

- O primeiro, de apresentação dos resultados da aplicação do IDECiclo, será na quarta-feira (13), às 18h30, no Plenário JK da Câmara Municipal de Belo Horizonte; 

- O segundo é o lançamento de um documentário inédito sobre a vistoria em BH, e será na exibido na Kasa Invisível (av Bias Fortes, nº 1034), às 19h30. A partir das 18h30, as portas do local estarão abertas aos espectadores.

 

Produzido pela BH em Ciclo, o documentário mostra como surgiu o #IDECiclo, como foi a aplicação do Índice em BH e também conta a história de ciclistas que, diariamente, colocam suas bicicletas pelas ruas, avenidas e ciclovias e ciclofaixas da capital mineira. 

 

Leia também:
Vistoria do novo trecho da Ciclovia do Pinheiros
Dia nacional dos ciclistas (19) terá café da manhã em ciclovia no Recife
Ciclovia na orla da Lagoa da Pampulha (BH) será ampliada
BH em Ciclo recebe o Prêmio Lúcio Costa
Audiência em BH defende que calçadas sejam mantidas pela Prefeitura
Pará Ciclo realiza contagem de bikes em Belém


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário